Família busca ajuda financeira para auxiliar no tratamento de criança com doença rara em Araras

Categoria Saúde Publicado em

A família da pequena Helena procurou a reportagem do Portal RCA1 com o objetivo de buscar ajuda financeira para auxiliar nas despesas e tratamento da criança que possui uma doença rara. Os interessados em contribuir, podem realizar a doação de qualquer valor pelo PIX 19 99282-4630, em nome de Sidnei de Souza Silva (pai da criança) – telefone este também disponível para qualquer contato.

A Iara, mãe da Helena, conta que sua filha sofre de Síndrome de Dravet, que é uma doença genética rara, progressiva e incapacitante. “Acredito que ela (Helena) seja a única criança aqui em Araras e da região a ter essa doença. Ela foi diagnosticada com 10 meses, mas o primeiro sintoma foi com três meses, com uma crise convulsiva de 30 minutos e controlada somente na Emergência da Santa Casa”, relata. “Hoje faz acompanhamento na Unicamp. Ela não anda e não fala devido à doença, faz alimentação por sonda, mas apesar de tantas intercorrências e internações é uma criança bem ativa”, conclui Iara.

Segundo ela, a criança segue internada no Hospital da Santa Casa. “A Helena ficou 10 dias na UTI e agora está na pediatria. Ela teve uma crise de difícil controle e por isso foi encaminhada para UTI, depois descobrimos que estava com pneumonia, a qual tinha comprometido seus dois pulmões”, conta. “Quando ela tem quadros de infecção, seus medicamentos de uso diário não fazem efeito e acaba tendo essas crises. Minha filha é bem sensível à infecção, mas sempre muito forte e consegue superar todas as dificuldades que tem”, disse Iara, emocionada.

 

Síndrome de Dravet (SD)

É uma doença genética rara, progressiva e incapacitante, também conhecida como epilepsia mioclônica grave da infância. A síndrome é acompanhada por défices cognitivos, problemas motores e características do autismo. Confundida com convulsões febris, a Síndrome de Dravet caracteriza-se por uma epilepsia grave e resistente ao tratamento, com deterioração cognitiva e motora. As manifestações ocorrem no primeiro ano de vida, podendo ocorrer múltiplas convulsões por dia, seja durante o sono ou quando a criança estiver acordada. Estima-se que a Síndrome de Dravet tenha uma prevalência de 1 em 20 mil nascimentos, com maior incidência no sexo masculino. O acompanhamento de um paciente com Síndrome de Dravet é permanente e para toda a vida. Atualmente não existe cura para SD.

A maior parte dos casos desta síndrome genética está relacionada a mutações no gene SCN1A, que impedem a produção da proteína responsável pela construção dos canais de sódio nos neurónios e o correto funcionamento cerebral. Demais casos estão relacionados a alterações em outros genes.

A Síndrome de Dravet enquadra-se dentro da família patológica das canalopatias, tendo sido descrita inicialmente na década de 1970. Contudo, até os dias atuais, a falta de informações acerca desta anomalia dificulta o diagnóstico, que muitas vezes é confundido com outras patologias, pois os sintomas de Dravet são semelhantes à epilepsia comum. A prescrição de medicamentos contraindicados são fatais para os portadores da síndrome.

 

Manifestações da Síndrome de Dravet (SD)

Dentre as condições associadas à Síndrome de Dravet: distúrbios de coordenação (atraso na linguagem, desequilíbrio e dificuldades na coordenação motora, crescimento); características do espetro autista e incapacidades de comunicação; transtornos cognitivos; falta de autonomia; problemas nas funções corporais automáticas (regulação da temperatura, diminuição da sudação, função intestinal lenta e frequência cardíaca rápida); infeções respiratórias recorrentes e otites; condições ortopédicas (deformidades dos pés, curvatura da coluna vertebral ou escoliose e dificuldades em caminhar); perturbações de comportamento, com agitação e dispersão da atenção; perturbações do sono; problemas com a saúde oral.

Você também pode ler:

Passe Escolar 2025: período de atualização e cadastramento começa hoje (2)

O período de cadastramento e atualização do passe escolar para o ano letivo 2025 começa hoje (2) em Araras.

Read More...

Conselheiro Dimas Ramalho participa de encontro com prefeitos eleitos

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), participou, na tarde desta sexta-feira

Read More...

Regular (ainda mais) as bets

Dimas Ramalho As apostas online estão cada dia mais presentes no cotidiano dos brasileiros. Vemos os logotipos das bets, como

Read More...

Mobile Sliding Menu