O prefeito de Araras, Irineu Maretto (PSD), afirmou em entrevista à Rádio Clube Ararense que o descarte de entulho em vias públicas deverá ser proibido de forma definitiva na cidade. A declaração foi feita com exclusividade durante o Programa Debate do Meio Dia, nesta quarta-feira (16).
Segundo o prefeito, a medida será acompanhada da implantação de ecopontos em pontos estratégicos do município, com o objetivo de oferecer à população locais adequados para o descarte de materiais como restos de construção, móveis velhos e resíduos volumosos.
Decreto temporário pode virar norma permanente
Desde janeiro, está em vigor um decreto municipal que proíbe o descarte de entulhos nas calçadas e ruas até julho. No entanto, conforme adiantado por Maretto, a intenção é tornar essa proibição definitiva. A fiscalização será intensificada, e o descumprimento da norma poderá resultar em multas de até R$ 2.200.
Mais de 17 mil toneladas recolhidas em força-tarefa
Nas últimas semanas, uma força-tarefa organizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos percorreu diversos bairros da cidade e retirou mais de 17 mil toneladas de materiais inservíveis — incluindo entulho, galhos, móveis e objetos de grande porte.
A ação teve como objetivo promover a limpeza urbana, garantir mais segurança à população e combater os impactos do descarte irregular, como a proliferação de animais peçonhentos, criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya) e o entupimento de bocas de lobo e galerias pluviais.
Fonte: RCA1