Sábado é dia de Doação de Sangue

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realiza neste sábado (2) mais uma campanha de doação de sangue na ETEC “Prefeito Alberto Feres”, das 8h às 12h. Além da coleta de sangue, também haverá cadastro de doadores de medula óssea.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50Kg e apresentar documento original com foto. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Após a doação, é recomendado evitar atividades que exijam muito esforço físico ou que sejam de risco, como trabalhar em alturas elevadas, dirigir veículos pesados e operar maquinários. Exercícios físicos também devem ser evitados nas primeiras horas logo depois de doar sangue.

Até o momento, a iniciativa arrecadou 342 bolsas de sangue em Araras, nas três campanhas que já foram realizadas este ano. Confira, a seguir, o que é preciso para ser um doador.

Para doar, é necessário:

• Apresentar documento original com foto;

• Pesar mais de 50 kg;

• Ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior;

• Não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior;

• Não ter fumado por pelo menos duas horas antes do momento da doação;

• Ter tomado um café da manhã leve, sem ingestão de alimentos gordurosos;

• Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados por uma pessoa maior de idade, apresentar o formulário de autorização e cópia do documento do responsável. Maiores de 61 anos só podem doar caso a primeira doação tenha sido feita antes dos 61.

• Quem fez tatuagens, cirurgias, procedimento estético, micropigmentação ou colocou piercing deve esperar 6 meses para doar.

Campanha de doação de sangue

Sábado, 2 de agosto

Das 8h às 12h

ETEC “Prefeito Alberto Feres” – Avenida Senador César Lacerda Vergueiro, 690, Jardim Cândida

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Araras receberá R$ 2,5 milhões para investimentos em infraestruturas turísticas

A cidade de Araras foi contemplada com um convênio de R$ 2,5 milhões para novos investimentos em infraestruturas turísticas,

Ler mais...

Fundo Social faz o lançamento da “Campanha do Agasalho 2026”

A Prefeitura de Araras, por meio do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) do município, lança na próxima quinta-feira (23)

Ler mais...

Saema anuncia corte de água para usuários inadimplentes

Nesta semana, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Munícipio de Araras) anunciou o início do corte de

Ler mais...

Mobile Sliding Menu