Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

Nesta terça-feira (25), comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de solidariedade e também sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro foi escolhido justamente por preceder um período de estoques baixos, que são os meses de férias e datas comemorativas de final de ano, seguido de carnaval e outros períodos de feriados prolongados. A data é especialmente importante para lembrar e promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Coleta de sangue em Araras

A Prefeitura de Araras, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), realiza no próximo dia 6 de dezembro (sábado) mais uma Campanha de Doação de Sangue. A ação acontece na ETEC Prefeito Alberto Feres, das 9h às 12h, e as senhas começam a ser distribuídas às 8h.

Podem doar pessoas que tenham entre 16 e 69 anos, com mais de 50 kg. Todos precisam apresentar documento original com foto e os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

Após a doação, é recomendado evitar atividades que exijam muito esforço físico ou que sejam de risco, como trabalhar em alturas elevadas, dirigir veículos pesados e operar maquinários. Exercícios físicos também devem ser evitados nas primeiras horas logo depois de doar sangue.

Até o momento, foram coletadas 620 bolsas de sangue nas cinco campanhas realizadas no município em 2025.

Para doar, é necessário:

• Apresentar documento original com foto;

• Pesar mais de 50 kg;

• Ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior;

• Não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior;

• Não ter fumado por pelo menos duas horas antes do momento da doação;

• Ter tomado um café da manhã leve, sem ingestão de alimentos gordurosos;

• Ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados por uma pessoa maior de idade, apresentar o formulário de autorização e cópia do documento do responsável. Maiores de 61 anos só podem doar caso a primeira doação tenha sido feita antes dos 61;

• Quem fez tatuagens, cirurgias, procedimento estético, micropigmentação ou colocou piercing deve esperar 6 meses para doar.

Campanha de Doação de Sangue

Sábado, 6 de dezembro

Das 8h às 12h

ETEC Prefeito Alberto Feres

(Avenida Senador César Lacerda Vergueiro, 690, Jardim Cândida)

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Saema faz troca de rede de água no Jardim Fátima

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) informa que continua o trabalho de troca de

Ler mais...

Corpus Christi: veja o que abre e fecha nesta quinta e sexta-feira

A Prefeitura de Araras informa que devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá expediente nas repartições públicas municipais

Ler mais...

Governo do Estado entrega duplicação da Rodovia Wilson Finardi

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (2) a duplicação do trecho central da Rodovia Wilson

Ler mais...

Mobile Sliding Menu