Operação contra quadrilha de furto de cargas prende 3 em Araras, SP

Categoria Notícias, Polícia Publicado em
- Updated

Foram detidos empresários, motoristas e donos de galpões; polícia apreendeu fuzis, revólveres e munição

 

Uma operação da Polícia Civil de Cordeirópolis (SP) prendeu 15 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no desvio de cargas transportadas no interior de São Paulo. Segundo a investigação, foram presos donos de transportadoras, motoristas de caminhão e proprietários de barracões onde as cargas eram escondidas.

Foram expedidos 20 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Campinas (SP), Araras (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Itatiba (SP), Santa Cruz das Palmeiras (SP), Santa Cruz da Conceição (SP), Rio Claro (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP), Uberaba (MG) e Poços de Caldas (MG).

Cinco dos suspeitos são de Santa Bárbara d’Oeste, três de Araras, dois de Campinas, dois de Itatiba e dois de Limeira. Além disso, São Paulo, Sorocaba, São Roque, Poços de Caldas, Uberaba e Santa Cruz das Palmeiras abrigam um suspeito cada.

Até às 14h desta sexta-feira (17), 15 pessoas foram detidas, cargas recuperadas e armas apreendidas. Segundo a investigação, dois do suspeitos foram presos na quarta-feira (15) e um deles era o responsável pela organização do esquema. O homem, apontado como líder da quadrilha, foi preso em Araras (SP).

A quadrilha envolvia empresários de pequenas empresas transportadoras de carga, que eram contratados por grandes transportadoras para realizar fretes. Os próprios motoristas destas transportadoras desviavam a carga, levavam para galpões e depois registravam Boletim de Ocorrência por roubo de carga.

O esquema visava todo o tipo de carga, segundo a investigação. Foram localizadas sucatas, bebidas, alumínio e outros metais. Como as grandes transportadoras não têm caminhões suficientes para atender a demanda de fretes, terceirizam parte do trabalho para outras empresas, dentre elas as apontadas como participantes do esquema.

Além da prisão dos empresários e motoristas, dois donos de barracões, sendo um de Araras e outro de Leme, foram presos nesta sexta. Eles permitiam que as cargas fossem escondidas nos imóveis.

Todos os presos temporários e as cargas recuperadas são levadas para a delegacia de Cordeirópolis. Os homens responderão por furto qualificado, receptação e organização criminosa. Até esta publicação, a polícia continuava o cumprimento de mandados.

Investigação iniciou há cinco meses e continua

A apuração ocorreu após um caso de roubo de carga em Cordeirópolis. O empresário de Campinas, vítima da quadrilha, registrou um boletim de ocorrência por roubo de carga de sucata em junho. A partir da investigação da Polícia Civil, descobriu-se a atuação de donos de transportadoras.

Há dois meses, um outro suspeito foi preso em um barracão em Santa Cruz das Palmeiras. No local, além da carga desviada, os investigadores encontraram revólveres, pistolas, fuzis e munição para as armas.

Segundo a Polícia Civil de Cordeirópolis, a apuração continua, agora, para esclarecer se a quadrilha atuava também no roubo de cargas, fato que não foi apontado até esta operação.

Fonte: Repórter Beto Ribeiro

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu