Obra para tratar esgoto doméstico não tem data para começar

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Araras vai continuar a jogar in natura 100% do esgoto doméstico que produz para o Ribeirão das Araras e o motivo está na obra da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que não deve ser feita neste ano. O 1º projeto, licitado em 2016 pela antiga gestão do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras), não foi aprovado pelo Ministério das Cidades.

Com o entrave a atual gestão da autarquia, que tem como presidente Rubens Franco Júnior, reconhece que a obra deve sair somente em 2018. “Estamos dentro de todos os prazos e temos a verba do governo federal. Porém, o entrave impede o início da obra”, afirma.

A licitação do 1º projeto foi concluída em 2016 e a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a Sanex de Sorocaba, foi em dezembro do mesmo ano. Todo o processo se deu na última gestão do ex-prefeito Nelson Brambilla (PSB), que tinha como presidente da autarquia o arquiteto Felipe Beloto.

A antiga gestão tinha informado que a ordem de serviço seria emitida e a obra começaria em janeiro deste ano, mas 11 meses depois nada mudou. Rubens Franco explica que a atual gestão fez de tudo para que o 1º projeto fosse aprovado, mas tem que respeitar a decisão do governo federal.

Em tempo: a obra depende exclusivamente da verba do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento) e tem que ser aprovada pelo Ministério das Cidades para liberação do montante, feito pela Caixa.

Para tentar destravar a situação tanto Franco como o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) estiveram quatro vezes em Brasília/DF, sendo a última no dia 22 de novembro acompanhados do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB). Todos conversaram com o gerente de projetos do Ministério das Cidades, Hélio Freitas.

“Estivemos mais uma vez em Brasília para que pudéssemos resolver a situação da nossa nova Estação de Tratamento de Esgoto, que é prioridade do Saema. Por questões técnicas, o projeto que aguardava aprovação do Ministério das Cidades não foi aprovado, porém, já fomos preparados e temos um segundo projeto. Também fomos informados durante a visita que Araras terá o recurso necessário para realização da obra”, explica Franco.

Primeiro projeto reprovado tem sistema UASB

O projeto que foi reprovado usa sistema conhecido como UASB e a previsão era instalar 70 reatores com cinco metros cada, sendo um interligado ao outro. Os reatores não precisam ser aterrados como os atuais, instalados na década de 1990 e todos inoperantes. Tal tecnologia foi defendida pela antiga gestão por ter custo de manutenção mais barato.

Foi este projeto o não aprovado pelos técnicos do Ministério das Cidades e um ofício foi encaminhado para a autarquia. Tribuna não teve acesso ao documento, que chegou a ser lido pelo presidente da Câmara Municipal vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM).

Questionado sobre motivos para o entrave persistir, Franco esclarece que a licitação foi feita antes do projeto ser aprovado pelo governo federal, o que travou a tramitação. “O certo seria fazer a licitação depois das tratativas com a Caixa e aprovação do Ministério das Cidades. O procedimento tem que ser seguido à risca, já que a verba é do governo federal e não da autarquia”, disse.

Ele falou que no ofício encaminhado ao Saema consta os motivos da reprovação, sendo o principal o uso do sistema (UASB) que ainda não foi utilizado em cidades do porte de Araras, com mais de 120 mil habitantes. “A tecnologia não é nova e já é usada em outros municípios, mas de pequeno porte. Araras seria a primeira a usar o sistema e o Ministério não aprovou, talvez não quis arriscar”, enfatiza.

Saema informa que tem plano b

A resposta final será dada pelo Ministério das Cidades na próximas semanas, mas Franco prevê que a pasta não deve voltar atrás. Questionado se a autarquia tem outro projeto respondeu que sim, este com uso da tecnologia do lodo ativado. “Os pormenores serão explicados posteriormente e vamos visitar Campinas para mostrar para a população como será o sistema”, informa.

Franco pondera que a recusa ao 1º projeto não tem nada a ver com questões políticas, tanto que desde janeiro a atual gestão tentou destravar a situação. “A Caixa ficou tentando adequar o projeto com as análises técnicas e nós tentamos de todas as formas também destravar, mas a decisão final é do governo federal”, disse.

Ele afirma que a construção da nova ETE é assunto primordial, devido à urgência que se encontra a situação de Araras que joga todo o esgoto sem tratamento para o Ribeirão das Araras e que deságua no Rio Mogi Guaçu.

Questionado se a verba do PAC continua destinada ao Saema, mesmo com o resultado final da reprovação, garante que sim. “Tudo é feito dentro dos prazos e como disse temos pronto o segundo projeto a ser apresentado. Estamos correndo contra o tempo e vamos cumprir o prazo. Nosso objetivo é começar a construção da estação em 2018”, promete.

Mas para isso o Saema terá que realizar um novo processo de licitação para contratar uma nova empresa para construir o novo projeto. A atual, vencedora do 1º projeto (Sanex), tem a possibilidade de requerer ressarcimento. “Temos uma boa relação com a empresa e ela tem este direito. Reforço que se isso acontecer não prejudicará a obra, pois trata-se de um problema entre Saema e ela e não envolve Caixa e Ministério das Cidades”, finaliza.

Felipe Beloto justifica licitação antes da homologação

Tribuna questionou o ex-presidente do Saema Felipe Beloto do motivo da licitação ter sido feita antes do projeto ser encaminhado para o Ministério das Cidades. Em nota, o arquiteto esclarece que havia a previsão na sistemática do PAC.

“O ato administrativo não prejudicaria a análise técnica do projeto, nem mesmo seu encaminhamento, menos ainda implicaria que o mesmo não seria aprovado. Ademais, quanto ao assunto, à título de esclarecimento, pondero que o que está em discussão no Ministério não trata-se de alteração do projeto da ETE com recursos de 2011, mas sim a substituição de uma parte da estação, imprescindível ao correto funcionamento do processo de tratamento de esgoto e de modernização previsto no projeto original”, disse.

Devido ao colapso dos reatores em 2015, depois de um temporal, explica. “Colocamos o projeto original contemplado pelo PAC em espera até resolver a grave situação ambiental. Era preciso agilidade. Desenvolvemos um projeto para substituição dos antigos reatores por outros com tecnologia moderna e inovadora e de rápida instalação (por serem aéreos e modulares), fácil manutenção e baixo custo operacional, face a esta situação ambiental que passou a fazer parte do cenário do Município”, explica.

Defende que o projeto foi elaborado por profissional técnico especializado no segmento e com base em visitas técnicas realizadas em cidades da região que já utilizavam-se dessa tecnologia. “Agilizamos todos os procedimentos administrativos para implantação do projeto, inclusive com concordância da Cetesb e encaminhamento de toda documentação à Caixa”, informa.

Ressalta ainda que foi realizada a Concorrência Pública para contratação de empresa para execução das obras, mesmo sabendo dos riscos do Ministério das Cidades e da Caixa não aprovarem a alteração proposta, “mas sempre acreditando que o seriam, já que configurava-se condição indispensável para funcionamento da ETE”, disse.

Fala ainda da estratégia estudada para o projeto. “Caso necessário financiar as obras com recursos da própria autarquia, já que boa parte dos valores necessários encontravam-se depositados no FMAE (Fundo Municipal de Água e Esgoto), criado em 2010, por meio da Lei Municipal 4.331/2010, exatamente para resolver o antigo problema da baixa eficiência da ETE e sua incapacidade de absorver o crescimento e desenvolvimento urbano, objeto, inclusive, de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o MP (Ministério Público) local”, informa.

Por fim, esclarece que “caso o Cidades não viesse a aprovar a alteração sugerida nos reatores e consequentemente não repassasse os recursos necessários para tanto, a autarquia executaria a obra com recursos próprios, resolvendo definitivamente o problema ambiental e passando a tratar 100% do esgoto. Com a situação de funcionamento da ETE normalizada, o projeto original contemplado com recursos do PAC, seria então retomado regularmente junto ao Ministério para garantir a eficiência desejada e exigida pelas normativas da Cetesb, sem prejuízos ao investimento publico realizado”, finaliza.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu