Presidente do Saema comenta sobre o abastecimento da cidade

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) divulgou o índice pluviométrico dos últimos 10 anos pelo link www.saema.com.br/agua/pluviometria. Na página, é possível verificar a quantidade de chuvas que ocorreram desde 2007.

Os dados foram obtidos por meio dos pluviômetros, aparelhos de meteorologia usados para medir a quantidade de chuva em determinada região. “Esses dados são importantes para controle do abastecimento do município. Precisamos estar sempre atentos às previsões de chuvas e acompanhando a quantidade de milímetros para tomar as decisões certas em cada ocasião em relação às barragens”, comenta o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

Além dos pluviômetros instalados em locais específicos da cidade, o monitoramento diário das barragens é realizado desde janeiro de 2017. “Logo que assumimos a autarquia, nossa prioridade era garantir que o município não passasse mais pela mesma situação em 2014 e 2015, ano de seca e falta de água. Por isso, determinamos atitudes preventivas e, entre elas, a visita diária às barragens e o acompanhamento dos níveis pelas réguas linimétricas”, conta Franco.

As réguas linimétricas são instaladas nas margens de cada barragem utilizada para captação de água pelo Saema. É possível observar por meio destas réguas se o nível de água está alto ou abaixo da média. “Se percebemos que o consumo aumentou muito e uma barragem está baixando muito rápido o seu nível de água, podemos alterar a captação da água bruta, permitindo que aquela barragem se recupere e volte ao nível máximo”, diz.

Os níveis máximos das principais barragens de captação de água bruta são de 8 metros na represa Hermínio Ometto e de 15 metros na represa Usina Santa Lúcia.

Melhorias no abastecimento

Com as fortes chuvas e as barragens cheias e sendo monitoradas, a atual gestão do Saema batalha para ampliar o abastecimento na cidade. “A cidade cresceu e continua crescendo, e com isso os bairros da zona leste estavam sofrendo com a falta de água. A cidade tem água de sobra para fornecer, o que ocorre é que as redes instaladas há anos precisam ser adaptadas para atender a atual demanda, que é o que estamos fazendo”, explica.

Para solucionar o problema, a autarquia realizou manobras de emergência na rede de água e acompanha diariamente a situação do abastecimento na zona leste. Além disso, alguns projetos para ampliar a distribuição de água naquela região estão sendo estudados pelos engenheiros do Saema para verificar a melhor opção. Mais informações podem ser obtidas no site www.saema.com.br.

Secom/Prefeitura e Araras com informações do Saema

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu