Moradora do Jd. Buzolin encontra pato silvestre em casa

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

A moradora do Jardim Buzolin, Patrícia Mara Pellegrino, ficou surpresa com a cena inusitada que aconteceu no quintal de sua residência: ela encontrou um filhote de pato silvestre na manhã da última quinta-feira (24). “Aqui já apareceu urubu, mas pato bonito desse jeito foi a primeira vez”, brincou Patrícia.

Ela relata que chegou da rua e entrou na residência quando ouviu um barulho no quintal. “Pensei que fosse meu cachorro que tinha pegado um gato, mas quando sai estava o pato, todo bonito no quintal”, disse.

A primeira atitude da munícipe foi proteger a ave do seu cachorro de estimação, que ficou dentro da casa. Depois veio a dúvida: a quem pedir socorro. “É uma cena que ninguém espera que aconteça e no primeiro momento liguei para o Corpo de Bombeiros”, detalha.

Para a surpresa da munícipe, um atendente do Corpo de Bombeiros disse que não podia recolher, por não seria da competência da corporação. “Foi aí que tive a ideia de ligar para o Canil Municipal e eles atenderam ao chamado”, emenda.

Apesar de não ser responsável pelo recolhimento de animais silvestres, mas sim domésticos abandonados como cães, gatos e cavalos, um veterinário do Canil se prontificou a auxiliar a moradora. O pato foi recolhido com os devidos cuidados e encaminhado para o Centro Pró-Arara, que fica no Parque Municipal Fábio da Silva Prado (Lago).

Pato foi atendido por veterinários e solto no Parque Ecológico

No Centro Pró-Arara o pato foi atendido por profissionais do local como a veterinária Fernanda Senter Magajerski, responsável pela instituição. Ela explica que o pato era um filhote da espécie Irere, nativa do Brasil, com vários exemplares soltos na área do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rügger Ometto, que fica na região do Jardim Buzolin, onde reside a moradora que encontrou a ave.

“O pato estava perfeitamente bem de saúde, mas apenas tinha um machucado em uma das asas, nada de grave. Depois ele foi solto no Parque, local de onde possivelmente saiu e pode ter voado até a casa da mulher que o encontrou no quintal”, explica Fernanda.

Veterinária explica a quem recorrer quando se encontra animais silvestres

Conforme citado no início da reportagem, a moradora Patrícia protegeu o patinho, mas disse que ficou em dúvida na hora de procurar um órgão responsável para recolher o animal.

De acordo com a veterinária Fernanda, a atitude da moradora em ligar para o Corpo de Bombeiros foi a correta. “Existe uma norma da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo que determina que o recolhimento de animais silvestres é de competência do Corpo de Bombeiros. O canil é responsável por cavalos, cães e gatos. Nós, do Pró-Arara, apenas acolhemos e cuidamos das aves antes de ser soltas novamente”, explica.

Fernanda fala ainda que durante a semana um tucano apareceu em uma residência da cidade e um munícipe também ficou com a mesma dúvida. “O Pró-Arara não tem competência para recolher, aliás, não temos nem veículo e estrutura de funcionários. Então, é de competência dos Bombeiros”, enfatiza.

Telefones de órgãos que recolhem animais

Cães, gatos e cavalos: Canil Municipal

Telefone: 3544-4413

Animais e aves silvestres: Corpo de Bombeiros

Telefone: 193

Fonte: Jornal Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Corrida 24 de Março arrecada 249 litros de leite para o Fuss

A edição 2025 da Corrida 24 de Março, em comemoração aos 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras, aconteceu

Ler mais...

Acervo da Biblioteca Municipal recebe 160 novos livros

No mês de março, mais 160 novos livros foram adicionados ao acervo da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Com obras

Ler mais...

Campanha de vacinação contra a influenza foi adiantada em Araras

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que campanha de vacinação contra a influenza

Ler mais...

Mobile Sliding Menu