Prefeitura deve reforçar cobrança de ISS em construções de Araras

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Com a aprovação recente de um projeto de lei do Executivo, a Prefeitura de Araras deve intensificar a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) em relação a imóveis que foram ampliados nos últimos anos, mas sobre os quais não incidiu cobrança efetiva de ISS.

O problema é que nesses casos, a Prefeitura até atualizou a cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em valores proporcionais às construções, mas mesmo registrando, ainda em 2013, alterações nas plantas, em diversos casos a administração municipal acabou postergando a cobrança do ISS referente às ampliações ou mudanças nos imóveis.

A cobrança é legal e prevista no ordenamento jurídico. Isso ocorre porque sobre toda obra ou construção incide o ISS – recolhido no município onde o serviço é prestado. Em resumo, quem construiu ou reformou um imóvel, poderá ter o ‘Habite-se’ desde que quite essa pendência.

Ainda durante a aprovação do projeto, o vereador Jackson de Jesus (Pros) citou que em muitas casas foi feita uma edícula, por exemplo, e que nesses casos precisaria ser cobrado o ISS. O vereador citou que alguns casos não foi cobrado o tributo à época, e que agora a Prefeitura poderá fazê-lo. Justamente por isso ele elogiou a possibilidade de se fazer tal cobrança com parcelamento. “Como vai se cobrar esse ISS em atrasado da população, vai chegar a conta, a população vai ficar nervosa. As pessoas as vezes não aquela noção, que ela construiu a edícula, e sobre aquela construção incide o tributo”, explicou ele.

Além de Jackson, outro vereador que deixou transparecer a intenção do município em fazer a cobrança foi o presidente da Casa e aliado do prefeito, Pedro Eliseu Sobrinho (DEM). O comandante do Legislativo reforçou que o ISS deveria ter sido cobrado em 2013, quando foram feitas fotos aéreas para atualização da planta genérica do município.

Segundo Eliseu, os levantamentos constatam a ampliação de diversos imóveis, sobre os quais ainda não foi cobrado o ISS – apenas a cobrança do IPTU foi feita corretamente em relação a esses imóveis. Conforme Pedro Eliseu, a cobrança é iminente porque a situação estava às vésperas de gerar decadência – ou seja, se a Prefeitura não cobrar logo esse tributo, o prazo iria expirar e o próprio prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) poderia responder judicialmente por deixar de efetuar tal cobrança.

Prefeitura deve intensificar cobrança, mas contribuinte poderá parcelar

Segundo o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), o Código Tributário do município já prevê que nos casos de execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e em outros casos. “É indispensável a exibição da prova do recolhimento do imposto devido bem como da documentação fiscal no ato da expedição do competente documento de ‘Habite-se ou Aceite’, para que sejam confrontados com os valores constantes da pauta fiscal”, pontua justificativa assinada por Pedrinho na lei.

A Prefeitura informou na última terça-feira (22) que alguns munícipes receberam os boletos para pagamento à vista do imposto. Porém os interessados em parcelar (caso o boleto não esteja vencido) devem se dirigir ir ao guichê da Secretaria da Fazenda e solicitar o parcelamento. A Secretaria fica na Rua Pedro Álvares Cabral,83, Centro.

Para prefeito, situação vai ajudar a regularizar imóveis

Na justificativa do projeto de lei, o prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) apontou que a atual legislação (que não prevê pagamento parcelado) inviabiliza a regularização de alguns imóveis na cidade. “Tal situação, em muitos casos, impede a regularização dos imóveis por seus proprietários, de modo que objetiva-se através do incluso Projeto de Lei que seja possibilitado o pagamento parcelado do respectivo montante, com o intuito de permitir que o responsável solidário que deseje regularizar seu imóvel tenha condições de cumprir com a sua obrigação relativa ao recolhimento do ISSQN incidente sobre tais serviços”, pontua o prefeito.

Tribuna questionou a Prefeitura se ela vai cobrar o ISS nos casos em que moradores ampliaram residências, inclusive em anos anteriores e quanto se espera arrecadar com essa cobrança. Questionou ainda quantos imóveis terão que pagar o imposto.

Na resposta a Secretaria da Fazenda informou – via Secretaria de Comunicação – que foi realizado geoprocessamento em 2013 e que nele constatou-se áreas edificadas onde antes encontravam-se terrenos, por exemplo. Já em 2015 e 2016 o município alega que efetuou 45% do lançamento com base nas leis municipais e que para 2017 e 2018 o município deve realizar o restante dos lançamentos, inclusive no caso do ISS incidente sobre edificação e ampliação.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu