Cidades do ABC se unem para sediar Jogos Abertos do Interior, em novembro

Categorias Esportes, Notícias, Prefeitura de Araras

A crise fiscal está afetando praticamente todos os setores da sociedade brasileira. Até mesmo o esporte. A edição deste ano dos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni” será organizada por um consórcio envolvendo cinco cidades da Grande São Paulo, no ABC – São Bernardo, São Caetano, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires. Será de 15 a 25 de novembro.

Criados em 1936, os Jogos Abertos é uma competição conhecida como “Olimpíada Caipira”, organizada em parceria entre a Secretaria de Estado do Esporte e as cidades sedes. Recebe aproximadamente 15 mil competidores de mais de 200 cidades do Estado de São Paulo, que disputaram no mês de julho os Jogos Regionais de suas respectivas regiões e conseguiram classificações ou índices individuais – são oito regiões no Estado.

Na terça-feira (29) desta semana aconteceu um evento de assinatura do protocolo de intenções para a realização conjunta dos Jogos Abertos, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, com a presença de prefeitos e dirigentes esportivos das cinco cidades, além do secretário estadual de Esporte, Paulo Gustavo Maiurino.

Os custos da organização dos Abertos serão divididos entre o Estado e o Consórcio. “O convênio com um consórcio público para promover uma edição dos Jogos Abertos é inédito e se deve à boa vontade e articulação dos prefeitos dos municípios do ABC”, comentou Maiurino. No ano passado, São Bernardo foi a cidade-sede dos Abertos.

Prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando (PSDB) destacou a economia de recursos. “Com essa iniciativa histórica, proporcionada pela união das cidades, todos serão ganhadores. No atual momento, é bom também que os custos sejam divididos entre os municípios, por meio do Consórcio. Uma edição mais plural e participativa”, classificou.

Diadema e Rio Grande da Serra também fazem parte do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, mas não integram essa parceria para sediar os Jogos Abertos.

Araras conseguiu vagas em 8 modalidades para os Abertos

A cidade de Araras disputou em julho deste ano os Jogos Regionais de Americana, valendo pela 4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, e alcançou a 6ª colocação na classificação geral.

Além dessa expressiva posição, Araras conseguiu também garantir vagas em oito modalidades para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, que serão de 15 a 25 de novembro, no Grande ABC.

O município conseguiu vagas por equipe nas quatro modalidades em que foi campeã (vôlei de praia masculino, judô feminino, bocha e damas sub-21), além de duas modalidades que ficou vice-campeã (tênis de mesa masculino sub-21 e ginástica rítmica). Os campeões de suas respectivas categorias, independentemente da classificação final da modalidade, também garantem vaga aos Abertos – no caso de Araras foram quatro de ouro no judô masculino; e a medalha de prata no karatê feminino (kata) também garantiu vaga nos Abertos.

Ao todo, são oito modalidades garantidas nos abertos: vôlei de praia masculino, judô feminino, bocha, damas sub-21, tênis de mesa masculino sub-21, ginástica rítmica e os campeões de karatê feminino (kata) e judô masculino. (CC)

Araras nos Jogos Abertos

Vôlei de praia masculino (Ouro nos Regionais)

Judô feminino (Ouro nos Regionais)

Bocha (Ouro nos Regionais)

Damas sub-21 (Ouro nos Regionais)

Tênis de mesa masculino sub-21 (Prata nos Regionais)

Ginástica Rítmica (Prata nos Regionais)

Judô masculino (quatro medalhistas de ouro)

Karatê feminino (uma medalhista de prata em kata)

Você pode ler também!

Temperatura deve despencar em Araras no próximo fim de semana, mostra previsão

Uma nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo entre quinta e sexta-feira desta

Read More...

Araras fecha Jori 2019 com cinco medalhas

Com um ouro, duas pratas e dois bronzes, equipe coordenado pela Secretaria Municipal ficou na 10ª

Read More...

Concurso Público: candidatos devem ficar atentos aos horários de fechamento dos portões

Provas acontecem neste domingo (26), no Unar e na Uniararas; na parte da manhã, os portões

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu