Exposição fotográfica retrata cotidiano de transgêneros

Categoria Cidade, Notícias Publicado em
- Updated

Um projeto fotográfico que mostra o cotidiano de quatro pessoas transgênero e de autoria da jornalista ararense Carolina Carettin, além do jornalista rio-clarense Wellington Lima, vai percorrer o Estado de São Paulo dentro de outra exposição, chamada de “Cotidiano Plural” e feita pelo Museu da Diversidade Sexual.

Algumas fotos que estarão expostas em outras cidades paulistas podem ser vistas no estande do CCA/Ufscar (Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos), que convidou os jornalistas para a exposição. O estande integra a Feprara (Feira das Profissões de Araras), que começou ontem e segue até o próximo sábado (16) no Sesi, localizado no Heitor Villa-Lobos.

O projeto “Trans (i) dentidade” nasceu do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos jornalistas em 2016, ano de conclusão da graduação na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Carolina recorda que o objetivo inicial era mostrar como a população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros) é retratada pela mídia, seja jornal, revistas, canais de televisão ou internet. “No decorrer da pesquisa identificamos que dentro do meio LGBTT a população transgênero é a que ainda mais sofre preconceito, tanto que o Brasil é o país que mais mata transexuais e transgêneros em todo o mundo”, afirma.

De fato, último estudo do órgão Transgender Europe aponta o Brasil como líder em assassinatos dentre 68 países pesquisados. De 1º de janeiro de 2008 a 30 de setembro de 2016 foram 900 mortes, mais de 3 vezes na comparação com o México, país que ocupa a segunda colocação com 271 mortes.

“Nosso objetivo é tentar acabar com o estereótipo que ainda afeta essa parcela da população”, enfatiza. A jornalalista disse que encontrou dificuldades para conseguir personagens para criar o livro, principalmente pelo medo da exposição à violência. “Entramos em contato com 12 pessoas e conseguimos apenas quatro”, emenda.

Os dois jornalistas se dedicaram ao tema durante seis meses com fotografias e relatos de vida dos personagens. O resultado é o livro com mais de 40 fotos, divididos em capítulos. “Cada capítulo conta um pouco da história de cada um. São estudantes, universitários, profissionais liberais como qualquer pessoa”, explica.

O projeto ganhou visibilidade e a primeira exposição foi no campus do CCA/Ufscar (Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos), localizada no Jardim Pedras Preciosas, zona norte. Recentemente, a dupla venceu um edital do Museu da Diversidade Sexual e vai percorrer cidades de todo o Estado.

Em tempo: o Museu da Diversidade é o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, criado em 2012 e vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O Museu garante a preservação do patrimônio da comunidade LGBTT do Brasil, com coleta e organização de materiais sobre o tema.

Além de Araras, a exposição dos jornalistas também já passou por Araçatuba. “Percebemos que ainda existem pessoas na sociedade que estão fechadas para o diálogo sobre o tema. Porém, outras já buscam entender e respeitam a população trans e mostra a importância do diálogo”, finaliza Carolina.

Feira das Profissões termina no sábado

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, a Feprara (Feira das Profissões de Araras) começou ontem (13) no Sesi e pretende despertar o interesse educacional nos estudantes.

Quem visita o espaço pode conferir os estantes de diversas instituições de ensino superior, além de tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos, palestras educacionais e vestibulares. Hoje (14) e amanhã (15) a exposição será aberta a partir das 8h às 12h e reaberta das 13h às 17h e 19h às 22h. No sábado (16) funciona das 8h às 12h.

Feira das Profissões de Araras

Hoje e amanhã

Manhã: 8h às 11h30

Tarde: 13h às 17h

Noite: 19h às 22h

Sábado

Manhã: 8h às 12h

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu