Psicóloga Elaine Reis discursa sobre a prevenção ao suicídio durante sessão ordinária

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

A Câmara Municipal de Araras recebeu, durante a 32ª sessão ordinária, na noite da última segunda-feira (11), a psicóloga, Elaine Reis, da AHEDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), que discursou sobre a importância de valorizar a vida e a prevenção ao suicídio, o evento faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, projeto de Lei de autoria dos parlamentares Francisco Nucci Neto (PR) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), aprovado pelo Legislativo no dia 3 de julho deste ano com o objetivo de conscientizar a população quanto à temática. Todo o dia 10 de setembro é celebrada a data oficial da Prevenção Mundial do Suicídio.

A psicóloga discorreu sobre as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com os jovens e apresentou slides com estatísticas de suicídios no Brasil segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com os números apresentados, há uma estimativa de 804 mil homicídios por ano no mundo, sobretudo, em países onde a renda é considerada baixa ou média, os casos envolvem principalmente os homens, a cada 48 segundos existem pessoas cometendo suicídio no mundo. “O suicídio é um processo de decisão sobre as vantagens e desvantagens de viver, trata-se de um ato cujo risco pode aparecer em diversos tipos de agravos de saúde mental ou relacionados a doenças físicas, crônicas, doenças terminais, desemprego entre outros, sendo considerado um problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção de toda a sociedade”, discursa.

Elaine explicou ainda, que o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, em 2012 foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Entre os jovens, o suicídio só perde para as mortes em acidentes de trânsito e por violência armada. Para a psicóloga, as pessoas que fomentam a ideia do suicídio, na sua grande maioria dá alguns sinais claros de que está com sérios problemas para os quais não vê saída racional e objetiva, atualmente há um aumento dos casos em idosos. “Houve um aumento dos suicídios entre os idosos em 2016 e agora em 2017, por causa de eles se sentirem inúteis, desamparados, por ficarem viúvos, por se aposentarem e acharem que não servem mais para nada”, relata.

Durante o discurso, Elaine garantiu que se for trabalhada a prevenção, de cada 10 casos de suicídios, nove podem ser evitados. “A prevenção não é feita só em setembro não, em época de campanha, é feita o ano inteiro, é importante acompanhar a alteração de comportamento das pessoas e oferecer ajuda se necessário”, alerta. O médico e autor do projeto da campanha ‘Setembro Amarelo’, o parlamentar Francisco Nucci Neto, elogiou o discurso da psicóloga Elaine Reis e se mostrou satisfeito em saber que 90% dos casos podem ser evitados. “Quero agradecer sua presença e parabenizar por combater o suicídio e fiquei muito feliz em saber o quanto é fácil evitar uma tragédia, muito bom saber que cada 10 casos, nove podem ser evitados”, destaca.

O vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) disse que houve um aumento nessa questão de suicídio nos últimos anos e atribui a situação pela falta de perspectiva, estresse e depressão das pessoas. “Tive a pouco tempo uma pessoa da minha família que apresentou essas características e foi difícil reanimá-la, semana passada um senhor no bairro belvedere cometeu o suicídio com 71 anos, uma pessoa que está com depressão, precisa acreditar em um ser superior, entendo que essas pessoas não podem ficar sozinhas”, disse.

A vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel, também autora do projeto de Lei ‘Setembro Amarelo’, questionou a psicóloga se o paciente apresentar melhoras após ser medicado, se há a necessidade de continuar o acompanhamento. “Existem estudos que comprovam que quando o paciente apresentar melhoras, não significa que ele está curado, mesmo estando alegre, feliz é preciso ficar atento, inclusive se ele tiver um comportamento de organizador nesse período, por exemplo arrumar o quarto, deixar os sapatos no lugar certo, os livros bem arrumadinhos, isso pode ser um sinal de que ele vai cometer o ato, então, é preciso muito cuidado”, explica Elaine.

Os parlamentares Eduardo Elias Dias (PHS) e Jackson de Jesus (PROS) elogiaram o trabalho da psicóloga no sentido da prevenção. “Parabéns pela explanação do tema, a depressão de fato é uma doença silenciosa e que inspira cuidados, estudando sobre o assunto li que o suicida ele não quer acabar com a vida e sim acabar com a dor, então é importante esse trabalho de prevenção para poupar vidas”, disse Jackson. “Quero agradecer a sua presença aqui nesta Casa de Leis e nos ensinar com esse tema tão importante, pois é um assunto que preocupa muitas famílias, precisa da mobilização e ajuda das autoridades para conscientizar as pessoas sobre o valor da vida”, disse Eduardo Elias Dias.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), agradeceu a presença da palestrante na sessão e pediu a continuidade no trabalho de conscientizar as pessoas quanto a prevenção ao suicídio. “Nós vereadores ficamos extremamente felizes com a explanação do tema, principalmente nos dias de hoje, aliás se encaixa perfeitamente neste mês, já que a Câmara aderiu à campanha do ‘Setembro Amarelo’, continue tratando dessa questão com responsabilidade, nossas homenagens a você e a AEHDA”, finaliza Eliseu.

No próximo sábado (16), a psicóloga Elaine Reis fará uma palestra sobre o tema na sede da AEHDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã), às 14 horas.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Basquete feminino: time sub-13 estreia em competições oficiais

O time feminino de basquete da Secretaria Municipal de Esportes estreou em competições oficiais neste mês de abril. Com

Ler mais...

Secretaria da Saúde confirma 1ª morte por dengue em Araras

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Araras. A vítima trata-se de um idoso

Ler mais...

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

A lista de classificação do Programa Casa Ararense foi divulgada nesta terça-feira (16). A listagem única pode ser conferida neste

Ler mais...

Mobile Sliding Menu