São Luiz Saúde está com adesões suspensas há 5 meses

Categoria Cidade, Notícias Publicado em
- Updated

A Santa Casa de Misericórdia de Araras ainda aguarda decisão da Diretoria Colegiada da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para que o Plano São Luiz Saúde possa voltar a receber novos beneficiários. Isso não afeta a rotina de clientes, que continuam recebendo atendimento normalmente.

Há cerca de cinco meses a ANS determinou que houvesse a “separação” dos CNPJs da Santa Casa e do Plano São Luiz Saúde. A Santa Casa foi forçada a decidir se manteria contas distintas entre Santa Casa e São Luiz Saúde, ou então seria obrigada a repassar a outro plano sua carteira de beneficiários.

Desde abril deste ano o São Luiz Saúde não tem recebido nenhuma nova adesão. Em consulta ao site da ANS a informação é que todos os planos do São Luiz, de fato, estão suspensos. São 28 planos de Saúde distintos entre 23 novos e 5 antigos.

O São Luiz garante que já atendeu a todas as demandas da ANS, e apenas aguarda uma resposta positiva da agência para que volte a receber novos adeptos. “O São Luiz Saúde já constituiu uma nova empresa e já possui um CNPJ”, informa a Santa Casa, em nota. O São Luiz também enviou toda documentação solicitando a autorização de funcionamento para ANS, ainda em 30 de maio.

Porém, em 8 de junho a ANS solicitou informações complementares, “as quais foram remetidas para a mesma em 21 de junho”. Já em 8 de agosto o Sâo Luiz recebeu “nova solicitação de documentos complementares”. A entidade ararense voltou a entregar documentos à ANS, dessa vez em 28 de agosto. “Desde então, não houve nova solicitação de documentos, o que nos leva a crer que a documentação está de acordo com as exigências da ANS”, ponderou o São Luiz à Tribuna.

Mesmo tendo respondido a todos os pedidos da ANS, a operadora do plano de saúde ainda não foi autorizada a voltar a receber beneficiários. “Estamos aguardando a publicação da autorização de funcionamento no DOU (Diário Oficial da União) a qualquer momento”, explica a entidade.

Contas do hospital e do plano eram únicas

Antes da separação de CNPJs exigida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras mantinha sob mesmo registro o convênio, o São Luiz Saúde, e seus outros órgãos. Porém houve imposição da Diretoria Colegiada da ANS para a separação, ou que houvesse a alienação da carteira de beneficiários do plano de saúde (o que sempre foi rechaçado dentro da irmandade ararense).

A separação era exigida já que o São Luiz Saúde acaba cobrindo déficits da Santa Casa – enquanto o plano é superavitário, a instituição, que atende majoritariamente pelo SUS, é deficitária. E no fim das contas, muitas vezes os “lucros” do plano de saúde acabam repassados para fechar os gastos que nem são do plano. Esta situação é considerada perigosa, justamente por misturar contas do plano e do SUS.

Por isso, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) sempre exigiu que os planos de saúde pelo país afora fossem rentáveis.

Fonte: Tribuna do Povo – Site

Você também pode ler:

Inovação: Grupo EP divulga pesquisa sobre aumento de investimentos na área de inovação e perfil de público

Estudo revela que a tecnologia vem sendo utilizada pelas empresas com o intuito de melhorar a comunicação com o

Ler mais...

Na Sefaz, Conselheiro Dimas Ramalho faz palestra sobre Nova Lei de Licitações

O Conselheiro Dimas Ramalho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), proferiu palestra, hoje (25/3), às

Ler mais...

Seguem abertas inscrições para oficina de chocolate na Páscoa do Limeira Shopping

O Limeira Shopping preparou uma programação especial gratuita para as famílias se divertirem no período da Páscoa. Além das

Ler mais...

Mobile Sliding Menu