Setembro é o mês mundial de reanimação cardiopulmonar (RCP)

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Setembro é o mês mundial de reanimação cardiopulmonar (RCP). Pensando nisso, o Samu de Araras irá ministrar treinamento em massa para crianças, adolescentes e adultos. O evento será no dia 17 de setembro, das 08h às 17h, no Salão Social do Clube Sayão, que fica na Rua Otto Barreto, 250, Jd. Sobradinho. As inscrições serão feitas a partir das 07h no local.

O Samu estará recebendo doações de garrafas pets de 2 litros, jornais ou espumas, para a confecção de manequins que irão ser utilizados no treinamento. Quem puder colaborar, pode levar as doações a qualquer hora no Samu de Araras, que fica na Av. Dona Renata, 1485, Jardim Belvedere.

O que é RCP?

A RCP, ou Ressuscitação Cardiopulmonar, é o procedimento mais importante numa situação de parada cardíaca. A RCP deve ser aplicada o mais rapidamente possível e mantida até a chegada de um desfibrilador. Numa cardíaca, a cada minuto a vítima perde cerca de 10% de chances de sobreviver. Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente.

A morte súbita não se restringe a uma faixa etária nem a um lugar específico. Embora seja mais comum em idosos, pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens. Quase 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem em casa. Dessas vítimas, 92% não sobrevivem, frequentemente porque as pessoas próximas não tomam uma atitude e não iniciam a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Você pode ajudar a melhorar essas estatísticas através do aprendizado de habilidades simples de RCP.

O treinamento maciço em RCP é uma forma de aumentar o número de pessoas em uma comunidade que esteja preparada para realizar RCP por circunstantes. Quanto mais pessoas souberem como fazer RCP, mais chances terão as vítimas de parada cardíaca súbita. A RCP realizada por circunstantes duplica a sobrevivência de paradas cardíacas extra-hospitalares. O programa leva a um aumento da consciência pública sobre RCP e sua importância e freqüentemente as pessoas que participaram estimulam amigos e parentes a fazerem o treinamento.

Programação do Treinamento de RCP

08h – Abertura

08h30 às 10h – Início do 1º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

10h30 às 12h – Início do 2º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

Almoço 12h às 13h

13h às 15h – Início do 3º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

15h às 17h – Início do 4º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

Você também pode ler:

Pearl Skin: conheça a tendência de pele cintilante do TikTok

A pele de pérola é a nova tendência de beleza que vem bombando no TikTok. Na rede, a hashtag

Read More...

Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder

Read More...

Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza

Read More...

Mobile Sliding Menu