Setembro é o mês mundial de reanimação cardiopulmonar (RCP)

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

Setembro é o mês mundial de reanimação cardiopulmonar (RCP). Pensando nisso, o Samu de Araras irá ministrar treinamento em massa para crianças, adolescentes e adultos. O evento será no dia 17 de setembro, das 08h às 17h, no Salão Social do Clube Sayão, que fica na Rua Otto Barreto, 250, Jd. Sobradinho. As inscrições serão feitas a partir das 07h no local.

O Samu estará recebendo doações de garrafas pets de 2 litros, jornais ou espumas, para a confecção de manequins que irão ser utilizados no treinamento. Quem puder colaborar, pode levar as doações a qualquer hora no Samu de Araras, que fica na Av. Dona Renata, 1485, Jardim Belvedere.

O que é RCP?

A RCP, ou Ressuscitação Cardiopulmonar, é o procedimento mais importante numa situação de parada cardíaca. A RCP deve ser aplicada o mais rapidamente possível e mantida até a chegada de um desfibrilador. Numa cardíaca, a cada minuto a vítima perde cerca de 10% de chances de sobreviver. Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente.

A morte súbita não se restringe a uma faixa etária nem a um lugar específico. Embora seja mais comum em idosos, pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens. Quase 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem em casa. Dessas vítimas, 92% não sobrevivem, frequentemente porque as pessoas próximas não tomam uma atitude e não iniciam a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Você pode ajudar a melhorar essas estatísticas através do aprendizado de habilidades simples de RCP.

O treinamento maciço em RCP é uma forma de aumentar o número de pessoas em uma comunidade que esteja preparada para realizar RCP por circunstantes. Quanto mais pessoas souberem como fazer RCP, mais chances terão as vítimas de parada cardíaca súbita. A RCP realizada por circunstantes duplica a sobrevivência de paradas cardíacas extra-hospitalares. O programa leva a um aumento da consciência pública sobre RCP e sua importância e freqüentemente as pessoas que participaram estimulam amigos e parentes a fazerem o treinamento.

Programação do Treinamento de RCP

08h – Abertura

08h30 às 10h – Início do 1º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

10h30 às 12h – Início do 2º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

Almoço 12h às 13h

13h às 15h – Início do 3º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

15h às 17h – Início do 4º grupo 500 a 1000 pessoas por sessão 10 instrutores

Você pode ler também!

Matheus Ceará apresenta seu novo show “Papai é uma piada” em Araras

A Brain e a Teatro GT trazem para o interior do Estado de São Paulo Matheus

Read More...

Câmara aprova projeto que cria o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal em Araras

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal

Read More...

Câmara de vereadores cria Comissão para efetuar fiscalização preventiva de maus tratos nos animais da Festa do Peão de Araras

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu