Novas fardas da GCM terão nome Polícia Municipal

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Uso da segunda nomenclatura nas fardas e nas viaturas foi autorizada em decreto do prefeito Pedrinho Eliseu; Segurança Pública informa que medida não muda o nome da GCM

A partir de novembro os novos uniformes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras contarão com uma segunda nomenclatura, sendo a de “Polícia Municipal”. Ela foi

autorizada em decreto assinado em 3 de outubro pelo prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB) e o nome também será usado nas viaturas da corporação.

O decreto nº 6.321/17 já está valendo após ser publicado ontem (11) no Diário Oficial do Município. Nele consta que a Prefeitura defende “a necessidade de melhor identificar a Guarda Civil Municipal com as suas atribuições legais” e o mesmo nome poderá ser usado no brasão da corporação.

A primeira mudança será sentida visivelmente pela população com as novas fardas nos guardas, prevista a chegar a partir de novembro. O processo de licitação ainda será divulgado pela Prefeitura.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Moisés Furlan, esclarece que a GCM não mudará de nome, apenas terá uma segunda nomenclatura para oferecer maior aporte tanto para o guarda, que exerce funções de polícia, como também para o cidadão que vai identificar melhor as atribuições.

“A Guarda Civil Municipal continuará com o mesmo nome, pois obedece a Lei Federal número 13.022 de 2014 e que tem as atribuições da GCM. O nome Polícia Municipal vai permitir que o cidadão identifique melhor o trabalho dos nossos guardas”, explica.

Furlan ressalta que a atribuição de cada Guarda Civil Municipal depende de cada município. “Algumas continuam a ter apenas a função em zelar e guardas o patrimônio público. Em Araras ela também tem a função de abordar suspeitos, por exemplo, e por isso a importância de afirmar tal atribuição”, disse o secretário, que cita ainda que a GCM de Araras foi a primeira a ser armada do Estado de São Paulo, o que evidencia ainda mais a atribuição da segurança pública.

Liminar de juiz de São Paulo não altera decreto de Araras

No mesmo dia em que o prefeito Pedrinho assinou o decreto que permite o uso do nome Polícia Municipal, o juiz Sérgio Serra Nunes Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou em liminar que a cidade de São Paulo não troque a nomenclatura GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Assim como em Araras, a Prefeitura de São Paulo também quer inserir a nomenclatura, medida defendida pelo prefeito João Dória (PSDB). Na liminar, o juiz deu prazo de 10 dias sob pena de multa de R$ 30 mil para cada descumprimento, mas a medida vale apenas para a cidade de São Paulo. “A liminar não atrapalha o decreto do prefeito Pedrinho e a Prefeitura da capital vai recorrer da decisão, pois falta respaldo jurídico”, finaliza Furlan.

Fonte: Tribuna do Povo

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu