O ex-vereador-jovem da Câmara Municipal de Araras nos anos de 2013 e 2014, Denner Djalter Ramos dos Santos Junior, participou da Tribuna Livre da 42ª sessão ordinária, na última terça-feira (21), para divulgar a 4ª edição da Caminhada Passos que Salvam, que tem como objetivo arrecadar fundos em prol ao Hospital do Câncer de Barretos.
Durante seu discurso, o jovem destacou que a instituição já atendeu mais de mil pacientes de Araras no período de 2012 a 2016 e fez um comparativo com os Estados Unidos em relação a chance de cura da doença. “No Brasil a chance de cura ainda é considerada pequena, 50 a 60%, nos Estados Unidos esse índice pode chegar a 95%, por isso, o hospital de Barretos tem buscado no pais americano o mesmo método de tratamento”, disse.
Denner ressaltou, por meio de slides, que o Hospital do Câncer de Barretos desvinculou o setor de tratamento entre crianças e adultos. “Hoje as crianças em tratamento vivem em ambientes voltados exclusivamente a elas, com brinquedoteca e muita diversão, enquanto que há um outro ambiente só para tratamento dos adultos”, explica.
A Caminhada Passos que Salvam será já no próximo domingo (26), às 8h30, com a concentração marcada em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rueguer. O kit oficial do evento contendo camisa, boné e mochila custa 35 reais, está à venda em diversos pontos da cidade e também será comercializado no dia do evento. “Toda a população está convidada a participar desta causa nobre, quanto mais gente, mais arrecadação para ajudar na cura das pessoas que estão em tratamento do câncer”, disse.
O objetivo principal da Caminhada é alertar a população sobre a prevenção do câncer infanto-juvenil e chamar a atenção para os sintomas e sinais da doença. “Esse evento acontece em mais de 600 cidades e em 20 estados do Brasil há seis anos, só em Araras já foram arrecadados 150 mil reais, isso porque todo o dinheiro da venda do kit é revertido integralmente ao Hospital do Câncer de Barretos”, relata.
Denner finalizou o discurso dizendo que o Hospital do Câncer de Barretos oferece cursos com especialistas em oncologia dos Estados Unidos há alguns anos e que até agora nenhum médico de Araras se ofereceu voluntariamente para participar do projeto e buscar capacitação. “Tenho a esperança que no ano que vem algum médico se manifestará e buscará conhecimento no Hospital em Barretos para aplicar aos pacientes aqui em Araras”, disse.
Todos os vereadores se colocaram à disposição para contribuir na causa, inclusive intervir na Secretaria Municipal de Saúde, para que um médico pediatra participe de cursos e busque capacitação no Hospital de Barretos.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA