Operação contra quadrilha de furto de cargas prende 3 em Araras, SP

Categorias Notícias, Polícia

Foram detidos empresários, motoristas e donos de galpões; polícia apreendeu fuzis, revólveres e munição

 

Uma operação da Polícia Civil de Cordeirópolis (SP) prendeu 15 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no desvio de cargas transportadas no interior de São Paulo. Segundo a investigação, foram presos donos de transportadoras, motoristas de caminhão e proprietários de barracões onde as cargas eram escondidas.

Foram expedidos 20 mandados de prisão temporária e 20 de busca e apreensão em São Paulo, Campinas (SP), Araras (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara d’Oeste (SP), Itatiba (SP), Santa Cruz das Palmeiras (SP), Santa Cruz da Conceição (SP), Rio Claro (SP), São Roque (SP), Sorocaba (SP), Uberaba (MG) e Poços de Caldas (MG).

Cinco dos suspeitos são de Santa Bárbara d’Oeste, três de Araras, dois de Campinas, dois de Itatiba e dois de Limeira. Além disso, São Paulo, Sorocaba, São Roque, Poços de Caldas, Uberaba e Santa Cruz das Palmeiras abrigam um suspeito cada.

Até às 14h desta sexta-feira (17), 15 pessoas foram detidas, cargas recuperadas e armas apreendidas. Segundo a investigação, dois do suspeitos foram presos na quarta-feira (15) e um deles era o responsável pela organização do esquema. O homem, apontado como líder da quadrilha, foi preso em Araras (SP).

A quadrilha envolvia empresários de pequenas empresas transportadoras de carga, que eram contratados por grandes transportadoras para realizar fretes. Os próprios motoristas destas transportadoras desviavam a carga, levavam para galpões e depois registravam Boletim de Ocorrência por roubo de carga.

O esquema visava todo o tipo de carga, segundo a investigação. Foram localizadas sucatas, bebidas, alumínio e outros metais. Como as grandes transportadoras não têm caminhões suficientes para atender a demanda de fretes, terceirizam parte do trabalho para outras empresas, dentre elas as apontadas como participantes do esquema.

Além da prisão dos empresários e motoristas, dois donos de barracões, sendo um de Araras e outro de Leme, foram presos nesta sexta. Eles permitiam que as cargas fossem escondidas nos imóveis.

Todos os presos temporários e as cargas recuperadas são levadas para a delegacia de Cordeirópolis. Os homens responderão por furto qualificado, receptação e organização criminosa. Até esta publicação, a polícia continuava o cumprimento de mandados.

Investigação iniciou há cinco meses e continua

A apuração ocorreu após um caso de roubo de carga em Cordeirópolis. O empresário de Campinas, vítima da quadrilha, registrou um boletim de ocorrência por roubo de carga de sucata em junho. A partir da investigação da Polícia Civil, descobriu-se a atuação de donos de transportadoras.

Há dois meses, um outro suspeito foi preso em um barracão em Santa Cruz das Palmeiras. No local, além da carga desviada, os investigadores encontraram revólveres, pistolas, fuzis e munição para as armas.

Segundo a Polícia Civil de Cordeirópolis, a apuração continua, agora, para esclarecer se a quadrilha atuava também no roubo de cargas, fato que não foi apontado até esta operação.

Fonte: Repórter Beto Ribeiro

Você pode ler também!

Preço do etanol em Araras está entre os 10 mais caros de SP

O preço do etanol em Araras está entre os 10 mais caros do estado de São

Read More...

Com mais de 300 inscritas, 1ª Corrida do Batom em Araras é neste domingo

Retirada do chip de identificação segue até sábado (15); largada está marcada para as 7h30, em

Read More...

Câmara de Araras aprova a inclusão do bairro Cambuí e atualiza a Planta Genérica do Município

Os parlamentares aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (10), na 45ª sessão ordinária, o projeto de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu