Plantador de árvores transforma as paisagens urbanas em Araras (SP)

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

Durval Oliveira é bancário aposentado e contribui para devolver ao município o título de Cidade das Árvores.

Durval Oliveira é bancário aposentado e plantador de árvores há quase 9 anos. Em 2008, admirando os ipês no bairro onde morava, pensou: “Eles podem acabar”. A partir desta reflexão, tomou a iniciativa de plantar mudas de outras espécies nas margens do Ribeirão das Araras, a poucos metros da Estação Rodoviária da cidade.
Em 2011, o aposentado mudou-se para o Jardim Tangará e a falta de árvores no bairro chamou-lhe a atenção. Antes de plantar mudas, tratou de cuidar de uma das poucas árvores que sobreviviam no canteiro central da Avenida Melvin Jones. Hoje, o exemplar está frondoso e saudável. E as mudas que cultivou no mesmo local, cresceram e mudaram a fisionomia da via.
Durval gosta especialmente de plantar espécies frutíferas, “por atraírem aves”, e tem um pequeno viveiro de mudas em casa para formá-las. Em caixas longa vida, ele planta sementes das próprias frutas que consome em casa: tamarindo, uvaia, ingá, entre outras.

O aposentado conta que recebeu de um amigo de Camboriú (SC) uma muda de fruta-de-sabiá. “Além de sabiá, sei que a árvore atrai mais de 40 espécies de aves”, conta.
Além dos amigos, estudantes da FHO/Uniararas eventualmente doam mudas para que Durval as plante na área urbana.
Curiosamente, Durval não sabe quantas árvores plantou desde 2008, quando a primeira muda foi colocada em área pública. Porém, o cálculo que faz para florestar a cidade onde mora é curioso: “Para cada árvore que morre, planto cinco mudas”, afirma.
Sempre que pode, o aposentado “visita” os exemplares que plantou. “Quando não é longe, levo água para elas”, diz. A satisfação de Durval também é observar quanto as aves se beneficiam das plantas.
O exemplo do aposentado tem inspirado outros moradores de Araras a mudar a paisagem da cidade com as árvores. “Tenho visto aumentar um círculo de plantadores anônimos que se preocupam em devolver ao município um título que ele já teve: o da Cidade das Árvores.”
Cidade das Árvores
Em 7 de junho de 1902, foi realizada a primeira Festa da Árvore no município de Araras (SP). De acordo com o biólogo Wenilton Daltro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o evento pode ser considerado o primeiro movimento conservacionista dedicado às árvores na América Latina.

Fonte: G1/São Carlos

Você também pode ler:

Inteligência Artificial Segue Avançando e Revolucionando Todos os Setores

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito futurístico para se tornar uma realidade presente em praticamente todos

Ler mais...

11 artesãos do ComArt participaram do 26º Encontro de Autos Antigos

O ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de Araras) esteve presente com 11 artesãos no 26º Encontro de

Ler mais...

Feira “Garimpo Urbano” tem público rotativo de 2 mil pessoas

A 1ª edição da Feira “Garimpo Urbano”, realizada pela Secretaria Municipal de Cutlura no último sábado (17), contou um

Ler mais...

Mobile Sliding Menu