2017 foi ano de evolução do esporte ararense, avalia secretário

Categoria Esportes, Notícias Publicado em
- Updated

Marcucci assumiu o cargo em janeiro deste ano, indicado pelo prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), para a gestão 2017-2021. Nestes primeiros 12 meses a Smelam passou por uma série de mudanças e inovações, além de alavancar o esporte ararense, segundo ele.

A primeira ação da Secretaria este ano foi a volta de sua sede para o Ginásio Municipal de Esporte Nelson Rüegger, pois na gestão anterior a pasta funcionava em um prédio alugado na avenida Zurita, no Jardim Belvedere. “Nós começamos o ano atípico de outras administrações e o nosso primeiro passo foi trazer a Secretaria de Esportes de volta para o Ginásio Nelson Rüegger, considerado o coração do esporte ararense. Além disso, geramos economia para os cofres públicos”, explicou Marcucci.

Após isso, veio a reforma dos ginásios Nelson Rüegger e José Alberto Rodini (Narciso Gomes), além da recuperação de campos de futebol – entre eles do Estádio Municipal Joel Fachini (Comercial FC). “Com a volta da Secretaria ao Ginásio Nelson Rüegger, veio a necessidade da reforma do mesmo, pois estava em situação de abandono. Fizemos as pinturas externas e internas, troca de portas quebradas, instalações elétricas, iluminação, além da solução das goteiras”, apontou o secretário. “Já no ginásio do Narciso Gomes nós também fizemos a pintura geral, troca de calhas, enfim, uma série de intervenções que nunca foram feitas desde a sua inauguração. Hoje posso afirmar que os dois ginásios estão apropriados para receber modalidades esportivas e com estas reformas famílias voltaram a frequentar os locais. Por fim buscamos recuperar os campos de futebol da nossa cidade, como o do bairro Jardim São João e do Comercial Futebol Clube”, completou.

Outro passo importante para a Smelam foi a criação do Projeto Esporte Para Todos, que visa incentivar a prática esportiva à população ararense, com a implantação de escolinhas de diversas modalidades. “Com a criação do projeto nós resgatamos inúmeras modalidades esportivas e também criamos outras, dentre elas o tênis de campo que no ano que vem pretendemos expandir a escolinha – não só desta modalidade, mas também de todas as outras. Atualmente contamos com 22 modalidades esportivas, oferecidas para todas as idades e completamente gratuitas”, ressaltou o gestor.

Pelo lado competitivo o esporte ararense obteve conquistas importantes nos Jori (Jogos Regionais do Idoso), 61º Jogos Regionais do Interior e nos 81º Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. Pelos Jori, realizados em abril na cidade de Americana/SP, Araras foi representada por 50 atletas e conquistou quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de prata.

Já nos Jogos Regionais, ocorridos no mês de julho, também em Americana, a cidade, que competiu em 22 das 24 modalidades possíveis, faturou 44 medalhas, sendo 15 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze, em 15 modalidades esportivas. Os destaques foram para o damas, bocha e vôlei de praia que conquistaram ouros inéditos. Com o saldo positivo, o município somou 169 pontos e obteve a sexta colocação (segundo dados extraoficiais divulgados pela Secretaria de Esportes) na competição regional. No entanto, os atletas tiveram uma certa “dor de cabeça” em relação às premiações, as quais foram entregues, pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, quatro meses após a conquista. Depois de receber as medalhas da Selj, a Smelam promoveu a Festa do Esporte no dia 11 de novembro marcando assim a premiação aos atletas que conquistaram pódios, além da reinauguração do Ginásio Nelson Rüegger.

“Nós pegamos o barco andando e no início não tínhamos muitas equipes formadas. Fizemos todo o trabalho para montar as delegações. Pelos Jori nós ainda precisamos dar uma atenção maior para os atletas da melhor idade e incentivá-los para a disputa. Já pelos Jogos Regionais foram conquistas importantes e inesperadas, assim como aconteceu nos Jogos Abertos também. As medalhas não foram o nosso maior objetivo, mas sim manter as equipes – o que segue para o próximo ano”, salientou Marcucci.

Outro marco importante para a Secretaria de Esportes foi o recorde de medalhas conquistado pela cidade nas duas divisões dos Jogos Abertos do Interior, organizados em novembro simultaneamente em cinco municípios do Grande ABC Paulista: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires. Na ocasião, Araras “papou” oito medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e seis de bronze, em todas as modalidades que disputou e o destaque mais uma vez foi para o damas com a conquista do ouro inédito.

“Foi um resultado maravilhoso, onde todas as modalidades conquistaram medalhas. Realmente foi para fechar 2017 com chave de ouro e coroar o nosso trabalho ao longo do ano. Tudo isso prova que estamos no caminho certo”, celebrou o secretário.

Por fim, a Smelam promoveu ao longo do ano diversas competições, como os campeonatos Veterano, Master e Amador de futebol de campo; de futsal e de base. Além disso, a pasta criou a 1ª Corridinha Kids, realizada no último dia 3 no Lago Municipal, que contou com a participação de mais de duas mil pessoas entre pais e crianças com idades de 1 a 12 anos.

“Foram várias competições organizadas ao longo do ano, onde recebemos muitos elogios dos participantes. Claro que existiram algumas falhas, mas foram no intuito de acertar”, apontou Marcucci.

O secretário comemorou o primeiro ano de gestão e agradeceu a atual administração pelo apoio ao longo de 2017. “Primeiramente gostaria de agradecer o apoio incondicional da administração municipal, em especial ao prefeito Pedrinho Eliseu, que nos ajudou muito durante o ano e manteve todo o esforço para o esporte ararense crescer e incentivar a prática aos nossos munícipes. Agradeço também a equipe da Secretaria de Esportes por todo o esforço, pois 2017 foi um ano de muito trabalho, porém conseguimos ‘arrumar a casa’. 2018 será ainda melhor e esperamos superar as expectativas mais uma vez”, finalizou.

Você também pode ler:

Karaokê é a novidade do Boulevard do Parque Ecológico

“Karaokê Boulevard”, essa é a novidade das sextas-feiras do Boulevard do Parque Ecológico e Cultural “Giberto Rüegger Ometto”, a

Ler mais...

Basquete feminino: time sub-13 estreia em competições oficiais

O time feminino de basquete da Secretaria Municipal de Esportes estreou em competições oficiais neste mês de abril. Com

Ler mais...

Secretaria da Saúde confirma 1ª morte por dengue em Araras

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Araras. A vítima trata-se de um idoso

Ler mais...

Mobile Sliding Menu