24º Cortejo “Águas de Oxalá” intensifica luta contra o racismo e intolerância religiosa

Categoria Eventos, Notícias Publicado em
- Updated

O 24º Cortejo “Águas de Oxalá”, que aconteceu no último domingo (28/01), em Araras, intensificou a luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O evento contou com a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Santa Cruz e apresentações musicais.

A programação começou na sexta-feira (26/01) no Sítio Quilombo Anastácia, no Assentamento Rural Araras 3. Já no domingo, religiosos de Araras e região percorreram as ruas da região central da cidade até a Igreja Santa Cruz, onde foi realizada a louvação aos orixás e a tradicional lavagem das escadarias e do entorno do local com água de cheiro.

O Cortejo foi realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.

Em Araras, o “Águas de Oxalá” teve início ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.

No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.

Fonte: PMA/Secom

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu