O projeto de Lei é do vereador Romildo Benedito Borelli (PSD) – Baiano da Farmácia -, aprovado pelos parlamentares por unanimidade na Câmara Municipal de Araras. O objetivo é reduzir os impactos ambientais negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos que provocam danos irreparáveis à saúde da população e ao meio ambiente, a Prefeitura de Araras está iniciando o projeto “Descarte Consciente”, que coleta o lixo eletrônico de todo o município.
O ponto de coleta móvel, inicialmente, acontece toda quarta-feira, durante a Feira do Agricultor, que fica no Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”, das 17h às 22h.
A ideia do projeto é expandir, implementando outros pontos pela cidade. Entre os materiais que são aceitos estão: pilhas e baterias; TV e computador (informar o Departamento para agendamento da data de coleta, pois se tratam de materiais maiores); lâmpadas; óleo de cozinha; filmes de Raios-X (chapas) e esponjas de limpeza de uso doméstico (louça).
As empresas privadas e lojas que tiverem o lixo eletrônico em maior quantidade podem também entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente, que fica na Rua Cândida Lacerda, nº 231, Centro ou pelos telefones: 3547-8806/ 3547-8794, que será agendada uma data para o descarte correto.
Depois de coletado, o lixo eletrônico é encaminhado a empresas especializadas que farão o desmonte e o reaproveitamento adequado das peças. Componentes plásticos, por exemplo, são enviados para reciclagem e as partes de aço são fundidas para compor novas peças que precisam do material. Já os componentes eletrônicos, mais tóxicos, são triturados, passam por processos químicos, obtendo sais e óxidos metálicos a serem utilizados em indústrias específicas.
O que é lixo eletrônico?
É todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado destes produtos, este tipo de resíduo tem se tornado um grande problema ambiental, quando não descartado em locais adequados.
Materiais eletroeletrônicos são compostos por grandes quantidades de elementos tóxicos, como metais pesados (mercúrio, chumbo, cádmio e cromo), gases de efeito estufa e substâncias halogenadas (como os clorofurocarbonetos – CFCs). Por isso, antes do descarte e da reutilização, é necessário que eles passem por um processo de descontaminação.
Ponto de coleta: Feira do Agricultor
Local: Parque Ecológico, às quartas-feiras, das 17h às 22h
Materiais que são aceitos:
- Pilha e bateria
- TV e computador
- Lâmpada
- Óleo de cozinha
- Filmes de Raios-X (chapas)
- Esponjas de limpeza de uso doméstico
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA e da Secom/PMA