Com a finalização do processo administrativo da baixa de inatividade (aposentadoria) na Polícia Militar, Marcos Buzolin Gonçalves assumiu a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (14).
Ele foi anunciado pelo prefeito Pedrinho Eliseu como novo chefe da pasta no último dia 31 de janeiro, mas a efetivação de sua posse dependia da finalização do processo de desligamento da PM.
Marcos Buzolin Gonçalves é policial militar há 30 anos. Começou como soldado e depois foi conquistando as promoções dentro da corporação. Foi promovido a cabo em 1992; fez o curso de sargento em 1993; nomeado 2º sargento em 2004; 1º sargento em 2010; e subtenente em 2015. Com sua baixa de inatividade, ele foi promovido a tenente. Além de ter atuado como policial em várias cidades do Estado, Buzolin chegou a ser o comandante da PM nas cidades de Conchal e Cordeirópolis.
Ele tem formação superior em Técnico de Polícia Ostensiva da Ordem Pública; Tecnólogo de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública I e II; e mais recentemente (2013) se formou em Direito, na Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson).
Prefeito autoriza cursos de capacitação para Guardas Municipais
Colocando definitivamente em prática o plano de carreira da Guarda Civil Municipal de Araras e preservando a hierarquia dentro da Instituição, o prefeito Pedrinho Eliseu, também na manhã desta quarta-feira (14), determinou a implantação de novos cursos de ascensão aos 14 cargos de inspetores e 36 de subinspetores regulamentando mais uma etapa do Estatuto da Guarda Civil Municipal.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, o curso terá duração de 200 horas e 80% será em EAD (Educação a Distância) devido à necessidade de manter a tropa na rua. Nos próximos dias, a pasta divulgará mais informações sobre a capacitação.
Novo comando na GCM
Dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil existe a Guarda Civil Municipal e outros três Departamentos, que continuam comandados pelos mesmos profissionais: Trânsito (Laerte Tognasca Neto), Defesa Civil (Marcus Vinícius Bonafé Cabral) e Vepam (Alessandro Montelatto).
Além da nomeação de um novo secretário, o prefeito Pedrinho Eliseu fez trocas também no comando da GCM, mantendo Carlos de Alencar Ramos como o comandante geral. São 9 chefes de setores e outros 10 inspetores.
Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil
Secretário: Marcos Buzolin Gonçalves
Diretor da Defesa Civil: Marcus Vinícius Bonafé Cabral
Diretor de Trânsito: Laerte Tognasca Neto
Diretor da Vepam: Alessandro Montelatto
Diretores da GCM:
Comandante: Carlos de Alencar Ramos
Sub-Comandante: Ricardo Fernando Sgobbi
Chefe de Divisão de Operações de Monitoramento: Salatiel José da Silva
Chefe da Patrulha Rural: Daniel Ferreira da Silva
Chefe de Divisão de Comunicação: Wilson Ricardo Camargo
Chefe de Divisão Escolar: Reinaldo Benites
Chefe do Centro Escolar: indefinido
Chefe de Divisão Logística: Antonio Ernesto Coimbra Filho
Corregedor: Francisco Silva Cavalcante
Inspetores Chefes da GCM:
Amarildo do Nascimento
Jonas Alves Brás
Valdir Aparecido Salvatti
Carlos Aparecido Gomes
Anilton dos Santos
Anderson Imanto Siebert
Cristiano Rogério Barbosa
Edson Rogério Teodoro
Vicente Gonçalves Sobrinho
Claudinei Mattioli
Fonte: Secom/PMA