Campanha Nacional contra a Gripe começa na próxima segunda-feira

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

Em Araras, campanha segue até o dia 1º de junho; imunizações serão aplicadas na Praça Barão, somente para idosos, e nas salas de vacinas para os demais grupos prioritários; Dia D será está marcado para o dia 12 de maio

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, tem início na próxima segunda-feira (23) a Campanha Nacional contra a Influenza (gripe) em Araras, seguindo até o dia 1º de junho. O Dia D está marcado para o dia 12 de maio.

No município, as imunizações serão aplicadas na Praça Barão de Araras, somente para idosos, e nas salas de vacinas para os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos completos; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas ou com outras de categoria de risco; profissionais da área da saúde; professores das rede pública e privada; povos indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens (12 a 21 anos) que cumprem medidas socioeducativas. O público-alvo é definido pelo Ministério da Saúde.

“Pedimos aos familiares de pessoas acamadas que entrem em contato conosco, na vigilância epidemiológica, para que a nossa equipe agende uma visita a residência destes pacientes para imunizá-los”, explicou a enfermeira do departamento, Tavane Anselmo Malaguesse.

A vacina imuniza contra três tipos de vírus da gripe: o H1N1, H3N2 e o tipo B. Após a aplicação, a imunização demora 15 dias para fazer efeito. Em 2017, Araras atingiu a meta de vacinações, com90,85% do público-alvo imunizado. Ao todo, 23.859 pessoas foram vacinadas no município.

Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde pelo telefone 3543-1522 (Ramais 291 e 226).

Locais de vacinação em Araras

Praça Barão de Araras (somente para idosos)

Demais grupos:

PSF Madre Carla Rabolin – Jardim Alvorada

PSF Edmundo Ulson – Parque Tiradentes

UBS Ênio Vitalli – Jardim Piratininga

UBS Oswaldo Salvador Devitte – Narciso Gomes

UBS Antonio Carlos Fabrício – José Ometto 1

Dicas de prevenção contra a influenza (gripe)

– Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer

– Usar lenço descartável para higiene nasal

– Cobrir nariz e boca quando espirrar e tossir

– Evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca

– Higienizar as mãos após espirrar e tossir

– Não compartilhar de uso pessoal, como talheres, copos, garrafas, entre outros.

– Manter os ambientes bem ventilados

– Evitar contato próximo de pessoas que apresentem sintomas de gripe

– Evitar aglomerações e ambientes fechados

– Adotar hábitos saudáveis. Alimentação balanceada e ingestão de líquidos

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu