Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 20ª sessão ordinária, o projeto de Lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que visa uma melhor qualidade de vida aos diabéticos, que terão atendimento prioritário nos estabelecimentos de saúde público ou privado em Araras.
A Lei obriga atendimento prioritário, nos horários de exames, em que o paciente necessita estar de jejum total ou parcial. A pessoa interessada na obtenção do benefício deverá informar que é diabético no ato da solicitação do exame.
O estabelecimento de saúde que descumprir a Lei, estará sujeito a advertência, multa de 2 mil reais, multa de 4 mil reais ser for reincidente e até a suspensão do alvará de funcionamento.
Para a vereadora Regina Corrochel, esta lei tem o objetivo de resguardar a integridade do portador da doença. “Partindo do princípio que para realizar exames laboratoriais onde há coleta de sangue, exige um tempo mínimo de jejum, este tempo pode se tornar um agravante para o paciente, com diabetes, pois pode se tornar um desencadeador de hipoglicemia, podendo acarretar em demência, perda de consciência ou a crises convulsivas, por isso, a importância deste projeto em nosso município”, destaca a parlamentar.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA