Túneis infláveis instalados na Praça Barão faz com que os alunos vivenciem os problemas causados pela poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente
Na manhã desta terça-feira (5), na Praça Barão de Araras, os alunos dos 6º anos rede municipal de ensino participaram do projeto “Cápsulas do Saber”, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação fez com que os estudantes sentissem na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.
Quatro túneis infláveis foram instalados próximo ao Coreto e cada um desenvolve um tema diferente relacionado ao meio ambiente. O projeto consiste em levar até a criança e a população em geral, numa linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e proteger o meio ambiente.
“O nosso objetivo é mostrar ao público que um futuro melhor para o planeta depende de ações conjuntas e levá-los a uma reflexão de como pode contribuir ao meio em que vive, fazendo a sua parte, além de ser um agente multiplicador desta ideia”, explica a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.
De acordo com a secretária, o foco principal do trabalho com as “Cápsulas do Saber” é promover mudanças comportamentais por meio da conscientização dos efeitos nocivos ao ser humano e ao planeta, causados pela perda da biodiversidade e também desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade por meio de atividades socioambientais.
Cápsulas
Cápsula 1: Poluição urbana e queimadas
Há uma simulação atóxica da poluição urbana, sonorização e calor. Os visitantes são surpreendidos por chaminés e escapamentos saindo muita fumaça, o que representa a poluição urbana causada pelas fábricas e carros; barulho de buzinas e carros circulando nas grandes cidades complementam os painéis ilustrativos. O técnico em sua explanação tosse, diz ter falta de ar e tem sujeira na pele e nas roupas, caracterizando o ser humano no meio de poluição e queimadas constantes; sempre informando a maneira correta que devemosagir.
Cápsula 2: Desmatamento, seca e lixo tóxico
O técnico interage com os visitantes, estimula a preservação da natureza. Em meio a uma luz especial e calor, muito calor, gerado por aquecedores, os participantes terão a ideia real do que poderá ser o planeta se o homem continuar destruindo as florestas.
Cápsula 3: Furacões
Ao contrário da Cápsula anterior, onde os participantes vivenciam calor, agora sentirão outro efeito das alterações climáticas. Contamos com a simulação de ventos, gerados por ventiladores, luzes e sonorização, simulando raios e trovoadas. Imagens devastadoras de furacões famosos completam a apresentação.
Cápsula 4: Descongelamento das geleiras e enchentes
O técnico explicará uma das mais catastróficas consequências do aquecimento global: o descongelamento das calotas polares, promovendo a elevação do nível do mar, causando mudanças radicais no clima da Terra, também é explicado sobre as enchentes e redução das chances de sobrevivências de várias espécies. Ainda são abordados os problemas como lixo urbano, transmissão de doenças, surtos e epidemias: há lixo no fundo do mar e a simulação de esqueletos de animais, porém, a sensação mais marcante é o cheiro podre de material em decomposição que vem com as enchentes e lixo orgânico.