Nível dos reservatórios de Araras permanece estável, mas Saema pede economia no consumo de água

Categoria Cidade, Notícias Publicado em

Atualmente, os níveis das represas que abastecem a cidade são: Hermínio Ometto: 93,12%; Água Boa: 98,6%; e Tambury: 93,33%

Dados divulgados na manhã desta terça-feira (3) pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) apontam que os níveis das três represas que abastecem o município estão estáveis. Porém, a autarquia pede a conscientização da população ararense para que continue a economizar água.

A Represa Hermínio Ometto se encontra atualmente com 7,45m, sendo o seu máximo em 8 metros (93,12%). Já a Represa João Ometto Sobrinho – Água Boa atua com 14,8m, sendo o seu máximo em 15 metros (98,6%). E, por último, a Represa Antônio Meneghetti – Tambury segue com 14m, sendo o seu máximo 15 metros (93,33%). A Represa do Tambury abastece a Represa da Usina Santa Lúcia, de onde o Saema faz a captação.

Para garantir estabilidade no abastecimento, o Saema realiza monitoramento diário nas barragens que abastecem a cidade, utilizando réguas linimétricas – técnicas de medição de níveis d’água instaladas em cada barragem.

Até fevereiro de 2017, a autarquia captava água também do Rio Mogi Guaçu – medida necessária quando as represas apresentavam baixos níveis. Hoje, o Saema só recorre a essa captação quando os níveis das barragens caem, economizando energia elétrica ao diminuir a captação do rio.

Economia de água

Com a intenção de economizar ainda mais o consumo de água, o Saema vem realizando campanhas constantes de prevenção e conscientização do uso racional da água, além de várias intervenções, como: caça-vazamentos, troca de válvulas de regulagem de pressão, encanamentos e tubulações de grande vazão.

Ainda de acordo com os dados, atualmente Araras tem o consumo diário de 46 milhões de litros de água. “Apesar dos índices significativos de nossa cidade, é necessário um extremo cuidado. Afinal, água é um bem finito e por esse motivo devemos nos conscientizarmos cada vez mais para que não falte futuramente”, finalizou Franco.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu