Câmara promove palestra sobre prevenção do suicídio durante a campanha ‘Setembro Amarelo’

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

As palestras serão ministradas pelas psicólogas Elaine Reis e Nayara Santos no dia 4 de setembro, às 19h30, no Plenário Bruno Moysés Batistela na Câmara Municipal de Araras. O evento é gratuito e aberto a população.

Esta é a 3ª edição da Campanha ‘Setembro Amarelo’ em Araras, que tem a finalidade de conscientizar a população quanto a prevenção do suicídio e a valorização da vida, uma vez que todo o dia 10 de setembro comemora-se o dia oficial da prevenção mundial do suicídio.

No evento, o público poderá conferir as formas de prevenção e ética na divulgação do suicídio, a importância de conversar sobre o tema com jovens e idosos, além de conhecer as estatísticas atualizadas de suicídios no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A estimativa de acordo com a OMS, são 804 mil suicídios por ano no mundo, sobretudo, em países onde a renda é considerada baixa ou média. Os casos envolvem principalmente os homens, a cada 48 segundos existem pessoas cometendo suicídio no mundo. “O suicídio é um processo de decisão sobre as vantagens e desvantagens de viver, trata-se de um ato cujo risco pode aparecer em diversos tipos de agravos de saúde mental ou relacionados a doenças físicas, crônicas, doenças terminais, desemprego entre outros, sendo considerado um problema de saúde pública, o suicídio demanda a atenção de toda a sociedade”, destaca em suas palestras a psicóloga Elaine Reis.

O Brasil é o oitavo entre os 28 países que tiveram aumento nos casos de suicídios. Para a psicóloga Elaine Reis, as pessoas que fomentam a ideia do suicídio, sempre dá alguns sinais claros de que estão com sérios problemas para os quais não veem saída racional e objetiva. “Houve um aumento dos suicídios entre os idosos, por causa de eles se sentirem inúteis, desamparados, por ficarem viúvos, por se aposentarem e acharem que não servem mais para nada”, explica Elaine.

A psicóloga garante que se for trabalhada a prevenção, de cada 10 casos, nove podem ser evitados. “A prevenção não é feita só em setembro não, em época de campanha, é feita o ano inteiro, é importante acompanhar a alteração de comportamento das pessoas e oferecer ajuda se necessário”, alerta.

No Brasil, a população tem à disposição o número 188 do CVV – Centro de Valorização da Vida – órgão sem fins lucrativos dedicado a escutar pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando como uma prevenção ao suicídio. No ano passado, os voluntários que atuam no CVV receberam 2 milhões de ligações.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu