Desde 2017 governo municipal vem contratando professores, monitores educacionais, além de outros cargos por concurso público; hoje a pasta conta com 1.867 servidores municipais concursados
A Prefeitura de Araras divulgou os avanços alcançados pela Secretaria Municipal de Educação no que diz respeito à contratação de profissionais por meio de concurso público recentemente: foram 537 servidores oficializados em um ano e oito meses de governo. Os dados foram coletados pela equipe de divisão de recrutamento e seleção da Secretaria Municipal de Administração e apresentados nesta quarta-feira (8).
Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com 1.867 servidores municipais concursados. Portanto, somente de janeiro de 2017 até os dias atuais, a atual administração contratou 537 profissionais via concurso público, o que representa 28,76% de toda a equipe.
No início de 2017, ao assumir a Prefeitura, o governo municipal, por meio de diagnóstico apresentado pela Secretaria Municipal de Educação, constatou a falta de professores efetivos na rede municipal de ensino e a necessidade de contratação por concurso público, pois o setor contava com centenas de salas livres sem professores efetivos, contendo apenas os contratados via ACT (admitidos em caráter temporário), o que não é permitido em grande escala.
Em janeiro daquele mesmo ano, após solicitação do então prefeito Pedrinho Eliseu, a Secretaria Municipal de Educação começou a convocar os professores PEB I (educação infantil e ensino fundamental) e PEB II (especialistas que atuam nas diversas áreas desde a educação infantil até o ensino fundamental II – 9º ano) que estavam em lista de espera de concurso público ainda vigente, por entender ser a melhor opção para o desenvolvimento do ensino – que visa à continuidade do trabalho e maior aproximação dos alunos com os professores. Foi também uma forma do governo se preocupar em formar servidores de carreira. Só de professores PEB I e PEB II foram contratados 331 de janeiro de 2017 até agora.
Além de contratar esses professores para substituir os ACTs, a Prefeitura também começou a chamar outros profissionais que haviam prestado processos seletivos em diversas áreas da Educação, sendo eles: auxiliar administrativo (5), bibliotecário (1), diretor (10), eletricista (2), encanador (1), inspetor de alunos (5), motorista (3), pedreiro (3), pintor (1), professor coordenador pedagógico (19), secretário de escola (8), servente feminino (28), servente masculino (4), supervisor de ensino (1), vice-diretor de escola (16) e professores de educação especial (9). Entre esses, professores efetivos de cargos livres e professores substitutos.
“A demanda grande de contratação se fez enfática enquanto gestão educacional, pois o principal objetivo do serviço público prestado é o atendimento qualitativo e quantitativo para melhoria do ensino oferecido para nossas crianças. De fato, estamos muito realizados em não só oferecer esse ensino de excelência, mas de investir em profissionais de carreira pública municipal. Desde quando assumimos a pasta, o trabalho tem sido intenso, porém gratificante pelas conquistas e melhorias no âmbito educacional. Lembrando que ninguém faz nada sozinho e o trabalho em equipe é fundamental para que as ações se concretizem”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.
90 Monitores Educacionais
Além da grande demanda de convocação para efetivação professores PEB I e PEB II, chamou atenção, também, no levantamento, a quantidade de monitores educacionais que a Prefeitura contratou para atender a necessidade de alunos matriculados na rede, priorizando a qualificação dos serviços públicos prestados aos alunos. Foram 90 contratados.
Esses monitores educacionais trabalham prioritariamente em atendimento às crianças da educação infantil (creches) e, em casos específicos, na atuação com alunos com deficiência incluídos na rede de ensino municipal. Vale ressaltar que a inclusão vem sendo refletida e atendida também por estagiários remunerados, que atuam e auxiliam em processos pedagógicos que inferem na adaptação do currículo.