Câmara de vereadores de Araras aprova multa para quem não recolher dejeto de seus animais em vias públicas

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão ordinária, o projeto de Lei do vereador José Roberto Apolari (PTB), que obriga os proprietários, responsáveis e condutores de animais domésticos a recolherem os resíduos fecais dos mesmos em praças, parques, vias públicas e condomínios residenciais em Araras.

A denúncia poderá ser feita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas por qualquer munícipe que presenciar o ocorrido. O dono do animal será advertido verbalmente e por escrito com a orientação de recolher o dejeto e destiná-lo ao local apropriado. Em caso de descumprimento, será aplicada multa no valor de 6 UFESP’s, equivalente a R$ 154,20. Em caso de reincidência, o valor da multa será dobrado. Todo o dinheiro arrecadado com as multas será destinado ao Centro de Controle de Zoonoses e Canil Municipal.

 A Lei prevê ainda que a prefeitura fica autorizada a realizar campanhas de orientação e educação aos donos dos animais. “Levar uma sacola para retirar as fezes dos seus animais das vias públicas e jogá-las na lixeira é um dever de todos, pois, mais do que a necessidade de mantermos a cidade limpa, é uma questão de saúde pública e consciência ambiental, já que os dejetos provocam riscos de contaminação em contato com a pele das pessoas, podendo transmitir giárdia e provocar diarreia”, justifica no projeto o parlamentar José Roberto Apolari.

Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA

Você também pode ler:

Basquete feminino: time sub-13 estreia em competições oficiais

O time feminino de basquete da Secretaria Municipal de Esportes estreou em competições oficiais neste mês de abril. Com

Ler mais...

Secretaria da Saúde confirma 1ª morte por dengue em Araras

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou a primeira morte por dengue em Araras. A vítima trata-se de um idoso

Ler mais...

Programa Casa Ararense: lista de classificação é divulgada

A lista de classificação do Programa Casa Ararense foi divulgada nesta terça-feira (16). A listagem única pode ser conferida neste

Ler mais...

Mobile Sliding Menu