Prefeitura de Araras registra 104 furtos de equipamentos públicos em seis meses

Categoria Notícias, Polícia Publicado em
- Updated

Ações estão causando problemas aos moradores; prejuízo está estimado em R$ 50 mil até agora.

Bocas de lobo, hidrômetros, fios e outros materiais. O furto de equipamentos públicos está causando transtornos aos moradores de Araras (SP). Em seis meses, foram registrados 104 crimes que somam um prejuízo de cerca de R$ 50 mil, segundo a Secretaria de Obras e Urbanismo.

“Isso tem dado um problema seríssimo para a prefeitura, perde a iluminação pública, perde com entupimento, e o problema vai longe. Peço que a população nos ajude a ver o que está acontecendo”, disse o secretário de Obras e Urbanismo de Araras, Celso Canassa.

A prefeitura informou que precisa da ajuda da população para denunciar as ações, já que a falta dos materiais compromete a prestação dos serviços públicos.

A Guarda Civil de Araras disse que está realizando um mapeamento de onde os furtos mais acontecem na cidade para reforçar o patrulhamento nessas áreas e também fiscaliza os locais que recebem esses itens. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 ou 190.

Assaltos
O último furto registrado foi na madrugada desta quinta-feira (6), em um posto de saúde do bairro Narciso Gomes. Os suspeitos arrombaram a grade que estava fechada com um cadeado e levaram fios de energia da lavanderia e um compressor de ar interligado ao consultório odontológico.

Sem o compressor, o dentista não consegue usar os principais instrumentos de trabalho. “Só chamei os pacientes e expliquei a situação de como se encontrava. Infelizmente o atendimento ficou prejudicado aqui”, disse o dentista Valdemir Zuntini.

Na rua Rio Grande do Sul, as grades de ferro de dois bueiros foram levadas. Os moradores precisaram improvisar uma de madeira para evitar acidentes, mas o acúmulo de lixo continua entupindo a canalização.

Unidades do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema) também foram algo de vandalismo em junho e tiveram o funcionamento das bombas interrompido, causando falta de água nos bairros Jardim Esplanada e Dalla Costa.

No bairro Bosque de Versalhes, toda a fiação da passarela e o medidor de energia foram levados há 15 dias, fazendo com que os moradores atravessem no escuro.

Prejuízo
Essas ações estão preocupando tanto os moradores, que temem pela segurança, quanto para a prefeitura, que terá grandes gastos para repor.

“Vai haver uma força tarefa para pode refazer todo esse trabalho. Estamos entrando no segundo semestre e as coisas continuam dessa mesma forma. Se tem gente roubando é porque tem gente comprando esse material em preço mais baixo”, concluiu o secretário.

Fonte: G1 São Carlos

Você também pode ler:

Semana do município terá inaugurações e eventos

Em comemoração pelos 153 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Araras prepara uma programação com eventos

Ler mais...

Saúde orienta sobre nebulização contra a dengue

O Setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em todas

Ler mais...

IPTU 2024: primeira parcela vence a partir do dia 25 de março

Os carnês do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) 2024 começam a vencer no próximo dia

Ler mais...

Mobile Sliding Menu