Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (17), durante a 33ª sessão ordinária, o projeto de Resolução de autoria do vereador Felipe Dezotti Beloto (PR), que institui no município de Araras, o Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo denominado “Avança Araras”.
A finalidade do Programa é fortalecer cada vez mais a democracia e incentivar a participação do povo nas discussões de projetos e na criação de diretrizes e estratégias de desenvolvimento e planejamento sustentável para a cidade de Araras nos próximos 12 anos.
Para desenvolver as ações, serão realizadas nas dependências da Câmara Municipal, reuniões, seminários, palestras, debates e eventos entre a sociedade civil organizada, poderes constituídos, especialistas e técnicos setoriais.
O vereador Felipe Dezotti Beloto explica que a proposta central do projeto é planejar o futuro visando sempre uma melhor qualidade de vida à população. “O objetivo é traçar uma proposta de futuro para a cidade e concluí-la até 2.030, ou seja, 12 anos à frente, atendendo os desejos manifestados pelas lideranças locais da sociedade civil organizada, dos poderes constituídos e da representação política”, destaca.
Beloto explica que o planejamento deverá ser direcionado em cinco áreas de atuação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania, Planejamento Urbano e Governança. “Ao final deste trabalho sugiro a realização de um Fórum com as propostas e diretrizes produzidas nos encontros, culminando na edição de um documento intitulado ‘Araras 2030’, o qual terá um conjunto de planejamento, sendo que para cada uma das áreas será definido um objetivo geral e as respectivas diretrizes, que serão utilizadas para a elaboração dos estudos, projetos e para a formulação das propostas de política de desenvolvimento municipal”, discursa.
Na prática, o cidadão ararense terá a oportunidade de interagir mais com os vereadores e compreender o funcionamento da Câmara Municipal, transformando seus desejos em política pública, além de permitir que o Poder Legislativo esteja sempre em sintonia com as demandas populares, prestando contas e ouvindo a sociedade, atuando de forma transparente. “Trata-se de “abrir as portas” e romper barreiras e que o significado de expressões “Casa do Povo” e o “Legislativo mais perto do cidadão” sejam exercidos literalmente”, finaliza o parlamentar.
Com informações da Diretoria de Comunicação da CMA