Arteris Intervias promove investimento com o objetivo de trazer mais segurança para o usuário. Em alguns trechos a redução foi de 100%
A Arteris Intervias é a concessionária responsável por administrar 380,3 quilômetros que abrangem 19 municípios da região Centro-Norte do Estado de São Paulo. A partir de pesquisas internas, a companhia iniciou em setembro de 2017 um projeto piloto de faixas de alerta.
A iniciativa tem objetivo de alertar motoristas em locais críticos, principalmente condutores que estejam sem atenção, acima dos limites de velocidade, com sono, próximos de outros veículos e que circulem também invadindo faixas de segurança e acostamento. Com o intuito de proteger os usuários que circulam nas rodovias da concessionária e também os colaboradores do Grupo.
As faixas de alerta são um conjunto de fendas transversais, aplicados sobre as laterais da pista ou sobre a linha central do trecho, com espaçamentos e profundidades simétricas e constantes. As faixas fornecem um aviso tátil vibratório e sonoro que alerta os desatentos condutores, dando a oportunidade de corrigir sua ação ou reduzir a velocidade.
Com instalação de projeto piloto e com apoio da equipe técnica e diretoria, a concessionária já implantou mais de 8 mil metros das chamadas faixas de alerta no trecho da concessão.
E os resultados já começam a fazer efeito nos trechos que receberam a nova estrutura. De janeiro a agosto de 2018, do quilômetro 158+500 ao 164+000 da Via Anhanguera, após a implantação da faixa de alerta houve uma redução de 86% no total de acidentes e 100% no total de feridos. Antes da implantação foram registrados 7 acidentes com 4 feridos, e após a inserção da faixa de alerta, o número de acidentes caiu de 1 para nenhuma vítima.
De janeiro a agosto de 2018, do quilômetro 219+450 ao 222+80 da Via Anhanguera, após a implantação da faixa de alerta houve uma redução de 100% no total de acidentes e 100% no total de feridos e fatalidades. Antes da implantação foram registrados 3 acidentes com 3 feridos e 1 fatalidade, e após o investimento do novo mecanismo, o número de acidentes, feridos e fatalidades caiu para 0.