Prefeitura passar a emitir alvarás de funcionamento pela internet

Categorias Polícia, Prefeitura de Araras

Com inovação, além de desburocratizar o sistema para a administração municipal e para o cidadão, contribuinte pode consultar e imprimir documento de qualquer lugar

Autônomos, prestadores de serviços e proprietários de empresas poderão, a partir desta quinta-feira (29), a emitir Alvarás de Licença eletronicamente, por meio do site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br). O sistema online permite o cidadão preencher os dados e imprimir o formulário.

A inovação é uma parceria da Secretaria Municipal da Fazenda, do setor de Fiscalização Tributária, Secretaria Municipal de Governo e Secretaria da Administração, por meio do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).

Antes da novidade, o contribuinte precisava se dirigir até a sede da Prefeitura, na Rua Pedro Álvares Cabral, para comprar o formulário, no valor de R$ 6,50, e depois se dirigir até um escritório contábil para o preenchimento dos dados por uma máquina de escrever, ou digitar em sua própria casa – é o que o sistema mais antigo permitia. Agora, o cidadão pode fazer o acesso ao site de qualquer lugar e também a impressão, sem precisar ir até a Prefeitura para o preenchimento.

Para acessar basta clicar no ícone Alvará Eletrônico e informar no formulário o CPF ou CNPJ e e-mail. Após isso, um link de acesso será gerado e nele estará disponibilizado um formulário para cadastro de alvará, bem como os alvarás já cadastrados. Todos os cadastrados estarão associados ao CPF/CNPJ e e-mail informados.

Vale ressaltar que, após o preenchimento do formulário e impressão do documento, o cidadão deverá ir até a sede do Ganha Tempo, que fica na Rua Francisco Leite, 152, no Centro, para protocolar o pedido. O Ganha Tempo é outro serviço que foi recentemente inaugurado pela Prefeitura para facilitar a resolução de centenas de serviços disponibilizados à população.

O então secretário da Fazenda, José Luiz Corte, iniciou ainda em 2017 as mudanças administrativas dentro da Secretaria para resolver esse trâmite burocrático, em parceria com o DTI. “Isso havia se tornado uma questão de honra pra mim, enquanto secretário da Fazenda. Era inadmissível, numa época de tecnologia como a atual, ainda estarmos obrigando o contribuinte, aquele que quisesse abrir uma empresa no Município, a fazer uso da máquina de escrever para preencher um formulário. E esse formulário ainda era vendido única e exclusivamente pela Prefeitura”, comentou Corte, que posteriormente assumiu a Secretaria de Governo.

Clique aqui para ir direto na página de Alvará Eletrônico.

Secom/Prefeitura de Araras

Você pode ler também!

Matheus Ceará apresenta seu novo show “Papai é uma piada” em Araras

A Brain e a Teatro GT trazem para o interior do Estado de São Paulo Matheus

Read More...

Câmara aprova projeto que cria o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal em Araras

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal

Read More...

Câmara de vereadores cria Comissão para efetuar fiscalização preventiva de maus tratos nos animais da Festa do Peão de Araras

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (20), durante a 16ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu