Saema realiza solenidade para assinatura de contrato com diretores da empresa que vai construir a nova Estação de Tratamento de Esgoto

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

Evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28, às 10h, na sede do Saema, com a presença das autoridades municipais e representantes da empresa para assinatura do contrato

O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o presidente do Saema, Ari Osvaldo Fischer Filho, receberão na próxima quarta-feira (28) diretores da empresa Augusto Velloso Engenharia S/A para a assinatura do contrato para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto.

A solenidade vai acontecer na sede do Saema, a partir das 10h, com a presença de várias autoridades municipais. O evento será marcante por se tratar de um tema importante e histórico ao município, que é o início das obras para a construção da nova ETE, lembrando que Araras não trata mais seu esgoto há vários anos.

Com a licitação já finalizada e homologada, a empresa vencedora da disputa dará início às obras nas próximas semanas, ainda neste ano. A Augusto Velloso Engenharia S/A venceu a licitação com a proposta de R$ 21.302.155,70, com verba já disponível pelo Ministério das Cidades, do governo federal.

O Saema realizou também nos últimos dias outras duas licitações pelo sistema pregão, para a compra de transformadores e geradores de energia, e a contratação de empresa para a execução de projeto social, ambas utilizando recursos já liberados pelo governo federal.

Esse será o último evento público com a participação de Pedro Eliseu Sobrinho como prefeito em exercício, já que no dia seguinte (29), às 17h, o prefeito eleito Júnior Franco será diplomado em solenidade na Câmara Municipal. Consequentemente, Pedro Eliseu volta a ocupar o cargo de vereador e presidente do Legislativo.

Projeto aprovado pela Caixa e pelo Ministério das Cidades

O projeto da nova ETE prevê a utilização do processo de lodo ativado, com aeração prolongada (Etapa A). Essa fase é composta de tratamento primário, estação elevatória de esgoto, lagoa aerada, decantadores, medidor de vazão, tratamento de lodo e desinfecção de efluentes. A Estação terá capacidade de tratar 100% do esgoto doméstico, com 70% de eficiência. Uma segunda etapa do projeto prevê mais dois decantadores, leito de secagem e serviços urbanísticos, chegando a 95% de eficiência de tratamento de todo o esgoto produzido na cidade.

Para conseguir a liberação dessa verba por parte do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Araras precisou mudar o projeto executivo anterior, além de muitas reuniões técnicas com as equipes do próprio Ministério e da Caixa Econômica Federal, desde 2017. O prefeito em exercício Pedro Eliseu Sobrinho e o então presidente do Saema, Júnior Franco, sacramentaram a aprovado do novo projeto da ETE em viagem a Brasília no mês de julho deste ano. Desta forma, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades autorizaram a abertura de licitação, que ocorreu no segundo semestre. As obras terão início ainda neste ano, com prazo para conclusão de dois anos.

Você pode ler também!

Centro Odontológico funciona em horário estendido até 21h

O Centro Odontológico Alcides Franco de Oliveira está funcionando em horário estendido das 16h30 às 21h. O objetivo da

Read More...

Prefeitura lança aplicativo Ronda 24h – Comércio de Araras

A Prefeitura de Araras lançou, nesta quinta-feira (15), o aplicativo Ronda 24h – Comércio de Araras. O app, que

Read More...

Saema realiza troca de derivações em rua do Jd. Cândida

Nesta semana o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) realizou a troca de derivações de

Read More...

Mobile Sliding Menu