Câmara aprova a criação da Clínica Pública Veterinária ‘Dom Bosco’ em Araras

Categorias Câmara Municipal, Notícias

Os vereadores aprovaram por unanimidade, durante a 44ª sessão ordinária, na última segunda-feira (3), o projeto de lei do Executivo Municipal que cria em Araras a Clínica Municipal Médica Veterinária denominada ‘Dom Bosco’, a qual prestará atendimento e tratamento a cães, gatos e outros animais de pequeno porte.

Na Clínica serão realizados exames, castrações, vacinações, partos e atendimento clínico e cirúrgico em animais devidamente cadastrados com declaração de veracidade e documentos comprobatórios. Os proprietários dos animais terão que apresentar comprovante de residência fixa em Araras e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Em caso de castração a renda da família poderá ser de até três salários mínimos.

O texto do projeto aprovado destaca que quando o animal não tiver dono, porém estiver sob a guarda ou acolhimento das entidades civis protetoras de animais, caberá aos responsáveis destas entidades protetoras, a realizar o cadastro e assinar um termo de apresentação do animal, ficando o veterinário da clínica obrigado a relatar as condições de saúde do mesmo.

A Clínica Municipal Médica Veterinária “Dom Bosco” estará integrada à estrutura administrativa da atual Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais e autorizada a celebrar convênios ou acordos de cooperação com Organizações Não Governamentais, Clinicas e Médicos Veterinários particulares e Instituições de Ensino de Medicina Veterinária, oferecendo inclusive vagas de estágio aos alunos.

Para Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), que elaborou o projeto no período em que esteve no cargo de prefeito em exercício, os animais precisam ser tratados com cuidado e respeito. “Principalmente os cães e os gatos pelas domesticidades, são criaturas irracionais que cativam o interesse das pessoas, sendo considerado um integrante da família, despertando sentimentos de grande estima, merecendo a posse com respeito e muito cuidado”, destaca.

O vereador, José Roberto Apolari (PTB), defensor da causa animal no município, comentou a importância da criação da clínica para as famílias de baixa renda. “O objetivo desta clínica é dar assistência médica aos animais das pessoas de baixa renda, sabemos que em Araras quase 80% da população não tem condições de arcar com gastos em clínicas particulares, enquanto eu for vereador nesta Casa irei contribuir com políticas públicas em benefício dos animais”, disse.

A vereadora Anete Monteiro dos Santos Cagrande (PSDB) comemorou a criação da clínica e disse que será uma fiscalizadora pelo bom atendimento dos animais. “Sou uma entusiasta da causa animal, estou muito contente em votar favorável neste projeto, foram meses de estudo para a viabilidade da clínica, por isso, estarei de olho e cobrando para que seja feito um atendimento digno e de qualidade aos nossos animaizinhos”, discursa.

Para o vereador Marcelo de Oliveira (PRB), o projeto também deveria incluir animais de médio e grande portes. “Sou muito favorável ao projeto, mas faço aqui uma observação, penso que a clínica também deveria atender os animais de médio e grande porte, como cavalos por exemplo”, comenta.

A Clínica ‘Dom Bosco’ funcionará em prédio próprio da prefeitura na Rua Tapajós, Vila Candinha, ao lado do SENAI.

Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Você pode ler também!

Homem é baleado no Condomínio Arnaldo Mazon em Araras

Um homem de 24 anos foi baleado com três disparos de arma de fogo na tarde

Read More...

4ª Campanha de Combate ao Aedes é realizada em Araras

Iniciativa em parceria com a EPTV aconteceu no final de semana No último fim de semana

Read More...

Inscrições para 82º SAAP são prorrogadas até sexta-feira, dia 22

Abertura e premiação do Salão de Artes Plásticas acontecem no dia 16 de março, no Centro

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu