Pedreira confirma morte por febre maculosa; SP já tem 56 casos

Categorias Cidade, Notícias

A prefeitura de Pedreira, no interior de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (3) a terceira morte por febre maculosa na cidade. A vítima foi um homem de 33 anos. Essa doença é transmitida pelo carrapato-estrela, que se hospeda no corpo de capivaras.

O homem morreu em outubro deste ano e médicos registraram o caso como “suspeita” de febre maculosa. Resultados de exames deram positivo para a doença. Apenas na cidade – que fica a 135 quilômetros da capital – outros dois casos foram confirmados este ano.

Números estaduais
O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde estadual confirmou, de janeiro a setembro, 56 casos e 28 óbitos por febre maculosa em São Paulo. Ainda em outubro, uma jovem de 26 anos morreu em Limeira.

Segundo a pasta, 28 municípios paulistas tiveram registro da doença este ano, com maior concentração na região metropolitana de Campinas. Em todo o estado, somente o Vale do Ribeira não teve nenhum registro.

O governo afirma que não há “anormalidade epidemiológica” na quantidade de casos de febre maculosa, doença considerada grave e que pode atingir pessoas de todas as idades. Em 2017, foram 65 casos e 32 óbitos.

Sintomas
A maior recorrência de casos acontece em áreas habitadas por capivaras, mas o animal não deve ser morto – o que é crime. Entre os possíveis sintomas da doença, estão dores nas articulações, no abdômen e nos músculos, além de febre, calafrios e perda de apetite.

Na pele, a pessoas pode apresentar manchas vermelhas, o que pode ser acompanhado de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e dores de cabeça. Antes de se medicar, é preciso consultar um médico para realizar exames para a comprovação da doença.

Você pode ler também!

Homem é baleado no Condomínio Arnaldo Mazon em Araras

Um homem de 24 anos foi baleado com três disparos de arma de fogo na tarde

Read More...

4ª Campanha de Combate ao Aedes é realizada em Araras

Iniciativa em parceria com a EPTV aconteceu no final de semana No último fim de semana

Read More...

Inscrições para 82º SAAP são prorrogadas até sexta-feira, dia 22

Abertura e premiação do Salão de Artes Plásticas acontecem no dia 16 de março, no Centro

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu