Projeto base de reforma da Estação de Tratamento de Água será entregue em até 60 dias

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A empresa Hidrosan Engenharia S/S Ltda., vencedora do processo licitatório e responsável pelo projeto, esteve no Saema nessa quinta-feira (20) para as últimas medições que serão utilizadas na elaboração do projeto base

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) iniciou em 2017 todo o processo necessário para que a Estação de Tratamento de Água (ETA) seja reformada, e o projeto base da reforma está sendo finalizado.

O trabalho começou quando o Saema contratou uma empresa para realizar um diagnóstico da ETA, que foi entregue no final de 2017. A partir daí foi aberta uma nova licitação para contratação de uma empresa especializada para a elaboração do projeto de reforma, com base no relatório com o diagnóstico da ETA.

A empresa Hidrosan Engenharia S/S Ltda. venceu a licitação para a elaboração dos projetos base e executivo e, nessa quinta-feira (20), a engenheira Érica Nishimura e o desenhista projetista Hugo Rocha estiveram na ETA para as últimas medições, que serão parte do projeto base, a primeira etapa.

“Fizemos todas as medições necessárias para a elaboração do projeto base, que deve ser entregue no dia 11 de fevereiro de 2019. Após a entrega da concepção do projeto ao Saema, inicia-se a elaboração do projeto executivo, que deve conter todo o detalhamento da operação e dos materiais necessários para a reforma, já com a adição de dois novos filtros”, explicou Érica. Segundo a engenheira, farão parte da elaboração dos projetos base e executivo quatro engenheiros, dois desenhistas projetistas e estagiários de engenharia.

O prazo para a entrega do projeto executivo é de 120 dias após aprovação do projeto base. E após a entrega do projeto, inicia-se a terceira e última etapa, que é a abertura de uma licitação para execução da obra.

“A cidade foi expandindo e a ETA não passou por nenhuma reforma significativa com o passar dos anos. Com isso, começamos a nos preocupar com a estrutura da estação, que precisa acompanhar o aumento da demanda. Assim, realizamos uma licitação para a contratação de uma empresa especializada que pudesse realizar o diagnóstico de toda a ETA, avaliando a atual situação e nos relatando as necessidades de melhorias para que o abastecimento de água não seja prejudicado”, comentou o presidente da autarquia, Ari Osvaldo Fisher Filho.

O diretor da Estação de Tratamento de Água, Wagner José Bergamin, também relata essa preocupação da direção do Saema. “A ETA tem 39 anos e nunca teve uma reforma padronizada, temos hoje 9 filtros que estão em desacordo, eles serão padronizados para manter a qualidade e teremos mais dois novos filtros. Nessa reforma também será feita toda a estrutura para o tratamento de resíduos sólidos, que é um sonho para todos nós que respeitamos o meio ambiente”, explica Bergamin.

De acordo com o diretor, a atual situação da ETA não prejudica o tratamento da água bruta e os ararenses não precisam se preocupar com a qualidade da água. “Essa reforma é exatamente para não corrermos nenhum risco e para ganharmos mais segurança no sistema de tratamento. Enquanto a reforma não acontece, continuamos com um intenso trabalho de análise diária da água, e isso nos garantiu, inclusive, ótimas posições no ranking de pesquisa de qualidade e satisfação (1º e 2º lugar), realizadas nesse ano”, disse.

A Estação de Tratamento de Água do Saema recebe visitas mediante solicitação e agendamento, que podem ser feitos pelo telefone (19) 3543-5500.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu