Projeto base de reforma da Estação de Tratamento de Água será entregue em até 60 dias

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

A empresa Hidrosan Engenharia S/S Ltda., vencedora do processo licitatório e responsável pelo projeto, esteve no Saema nessa quinta-feira (20) para as últimas medições que serão utilizadas na elaboração do projeto base

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) iniciou em 2017 todo o processo necessário para que a Estação de Tratamento de Água (ETA) seja reformada, e o projeto base da reforma está sendo finalizado.

O trabalho começou quando o Saema contratou uma empresa para realizar um diagnóstico da ETA, que foi entregue no final de 2017. A partir daí foi aberta uma nova licitação para contratação de uma empresa especializada para a elaboração do projeto de reforma, com base no relatório com o diagnóstico da ETA.

A empresa Hidrosan Engenharia S/S Ltda. venceu a licitação para a elaboração dos projetos base e executivo e, nessa quinta-feira (20), a engenheira Érica Nishimura e o desenhista projetista Hugo Rocha estiveram na ETA para as últimas medições, que serão parte do projeto base, a primeira etapa.

“Fizemos todas as medições necessárias para a elaboração do projeto base, que deve ser entregue no dia 11 de fevereiro de 2019. Após a entrega da concepção do projeto ao Saema, inicia-se a elaboração do projeto executivo, que deve conter todo o detalhamento da operação e dos materiais necessários para a reforma, já com a adição de dois novos filtros”, explicou Érica. Segundo a engenheira, farão parte da elaboração dos projetos base e executivo quatro engenheiros, dois desenhistas projetistas e estagiários de engenharia.

O prazo para a entrega do projeto executivo é de 120 dias após aprovação do projeto base. E após a entrega do projeto, inicia-se a terceira e última etapa, que é a abertura de uma licitação para execução da obra.

“A cidade foi expandindo e a ETA não passou por nenhuma reforma significativa com o passar dos anos. Com isso, começamos a nos preocupar com a estrutura da estação, que precisa acompanhar o aumento da demanda. Assim, realizamos uma licitação para a contratação de uma empresa especializada que pudesse realizar o diagnóstico de toda a ETA, avaliando a atual situação e nos relatando as necessidades de melhorias para que o abastecimento de água não seja prejudicado”, comentou o presidente da autarquia, Ari Osvaldo Fisher Filho.

O diretor da Estação de Tratamento de Água, Wagner José Bergamin, também relata essa preocupação da direção do Saema. “A ETA tem 39 anos e nunca teve uma reforma padronizada, temos hoje 9 filtros que estão em desacordo, eles serão padronizados para manter a qualidade e teremos mais dois novos filtros. Nessa reforma também será feita toda a estrutura para o tratamento de resíduos sólidos, que é um sonho para todos nós que respeitamos o meio ambiente”, explica Bergamin.

De acordo com o diretor, a atual situação da ETA não prejudica o tratamento da água bruta e os ararenses não precisam se preocupar com a qualidade da água. “Essa reforma é exatamente para não corrermos nenhum risco e para ganharmos mais segurança no sistema de tratamento. Enquanto a reforma não acontece, continuamos com um intenso trabalho de análise diária da água, e isso nos garantiu, inclusive, ótimas posições no ranking de pesquisa de qualidade e satisfação (1º e 2º lugar), realizadas nesse ano”, disse.

A Estação de Tratamento de Água do Saema recebe visitas mediante solicitação e agendamento, que podem ser feitos pelo telefone (19) 3543-5500.

Você pode ler também!

Polícia Civil realiza operação em postos de combustíveis de Araras

A Polícia Civil de Araras (SP), realizou na manhã desta sexta-feira (06), uma pequena operação para

Read More...

Polícia prende homem que se passava por bombeiro para aplicar golpes em comerciantes de Araras

Um homem foi preso na tarde de quinta-feira (5) após tentar aplicar um golpe em um

Read More...

Terminal de ônibus da Zona Leste de Araras receberá o nome de João Franchozza – Colêra

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (2), o projeto de lei de

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu