Obra da Estação de Tratamento de Esgoto é iniciada em Araras

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras em

Equipe da empresa vencedora do processo licitatório para realização do serviço está alojada no local da estação; instalação do canteiro de obras e limpeza da lagoa de aeração já começaram

Araras comemora uma boa notícia: a obra da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) já começou. Depois de alguns anos (desde 2014) sem tratar seu esgoto, a cidade vê o início do que representará um grande avanço para o meio ambiente. Nesse primeiro momento, equipes da empresa Augusto Velloso Engenheiro S/A vencedora do processo licitatório para realização do serviço, realizam a instalação do canteiro de obras e a limpeza da lagoa de aeração, onde deve acontecer parte do tratamento de esgoto da cidade.

“Iniciamos essa primeira etapa na última segunda-feira, dia 7. Nesse primeiro momento, trabalhamos com doze integrantes na equipe, entre eles pedreiro, eletricista, topógrafos, operador de máquinas, encarregado entre outros. Estamos removendo o lodo do fundo da lagoa para alocar o pré-tratamento e iniciar a obra ali”, explicou o engenheiro civil e residente da obra, Mauro Marufugi.

De acordo com Mauro, não havendo nenhum entrave, a alocação do pré-tratamento será iniciada em 30 (trinta) dias.

Prefeito e presidente do Saema acompanham início da obra

O prefeito Junior Franco e o presidente do Saema, Ari Osvaldo Fischer Filho, acompanharam o início da obra.

“Estamos acompanhando essa obra que foi muito aguardada pela população e pelas equipes do Saema e Prefeitura. Um engenheiro do Saema e um fiscal de obras também integram o grupo, que deve garantir que todas as etapas respeitem o cronograma definido e a obra seja executada conforme esperado”, comenta Ari.

Já o prefeito Junior Franco comemorou o início dos trabalhos e relembrou parte da trajetória vivida pela autarquia e prefeitura para que a cidade voltasse a tratar seu esgoto.

“Hoje realmente é um dia muito feliz, estar nesse local onde surgirá a nossa Estação de Tratamento de Esgoto é gratificante. Para relembrarmos, em 2017 começamos um trabalho onde na época eu estava como presidente do Saema e o prefeito era o Pedrinho Eliseu. Lutamos muito para desfazer o entrave em que se encontrava essa obra e fomos várias vezes para Brasília participar de reuniões sobre o assunto. Havia um projeto pronto que tentamos viabilizar de todas as formas, mas não conseguimos. Em uma dessas idas, levamos então um novo projeto, do próprio Saema, adequado para a cidade e conseguimos finalmente a aprovação para viabilizar a obra”, comenta Franco.

O prefeito ressaltou ainda que esse é apenas um dos esforços dessa gestão, que começou em 2017, que é garantir que a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Araras aconteça.

“A obra começou, que era o nosso grande objetivo, e é importante ressaltar que estaremos prestando todas as informações para a população com clareza. Ficaremos em cima dessa obra, de forma técnica e específica, porque Araras precisa tratar o seu esgoto e vai tratar”, finalizou.

Você pode ler também!

Infecção por rara ameba “comedora de cérebro” na Flórida alerta autoridades dos EUA

Um caso de infecção pela Naegleria fowleri, tipo raro de ameba, preocupa as autoridades da Flórida, nos Estados Unidos.

Read More...

Bolsonaro está com sintomas de Covid-19

Jair Bolsonaro está com febre e cancelou a agenda da semana por causa da suspeita de Covid-19. “Estou evitando [chegar

Read More...

Caso de peste bubônica faz China elevar estado de alerta no norte do país

Autoridades na China aumentaram medidas de segurança sanitária depois que uma cidade na Mongólia Interior (região autônoma do país)

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu