Representantes de Campina Grande visitam município para conhecer a Zona Azul de Araras

Categoria Notícias, Trânsito Publicado em

Comitiva se surpreendeu com sistema tecnológico e seguro usado em Araras e que foi inspirado nas cidades mais modernas do mundo; essa não é a primeira vez que a Administração Municipal é modelo para outras cidades

A Zona Azul de Araras foi apresentada na manhã desta segunda-feira (28) aos representantes da Prefeitura de Campina Grande. As autoridades do estado da Paraíba visitaram as instalações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conhecer o sistema de gerenciamento de vagas de estacionamento rotativo que está em funcionamento no município há mais de um ano.

A comitiva de Campina Grande foi recepcionada pelo prefeito de Araras – Júnior Franco; e pelos secretários municipais da Administração – Bruno Roza e de Desenvolvimento – Felipe Castro. Da Paraíba, esteve presente o prefeito – Romero Rodrigues; o superintendente do Trânsito e Transporte Público Félix Araújo Neto; o gerente de Tecnologia – Gennyson Lima; e a presidente da Comissão de licitação da Prefeitura – Polyanna Loreto.

Na ocasião, o grupo ficou interessado pelo sistema inovador usado em Araras permite a fiscalização do estacionamento com sistema virtual e a cargo da Guarda Civil Municipal, que usam aparelhos que efetuam a verificação pelo emplacamento do veículo da validade do tíquete. Campina Grande até conta com o serviço de estacionamento rotativo, mas totalmente administrado por entidades.

Outro fator importante e muito elogiado e pontuado na reunião, foi com a municipalização da Zona Azul – que oferece mais segurança aos usuários e aos comerciantes, com a presença constante da Guarda Civil Municipal para fiscalização. De acordo com dados, a atuação da GCM na Zona Azul praticamente eliminou a criminalidade na região central. Vale ressaltar que esses guardas municipais que atuam na Zona Azul foram contratados exclusivamente para essa função, ou seja, o policiamento nas demais regiões da cidade não foi afetado.

A arrecadação da Zona Azul é revertida para pagamento das despesas operacionais e investimentos no próprio trânsito. Há também o caráter social do serviço, pois todo o valor arrecadado no segundo sábado de cada mês é revertido para o Fundo Social de Solidariedade.

“Estamos muito contentes, pois, mais uma vez, fomos exemplo neste sistema de vagas rotativas. O objetivo principal da nossa Zona Azul é democratizar as vagas, o que permite que mais motoristas usem o espaço público. Sem falar na tecnologia, que tudo pode ser feito pelo celular, seja comprar, pagar, renovar e regularizar este tíquete. Há, também, quem prefira comprar os bilhetes, que estão sendo vendidos em 60 pontos como lojas e lanchonetes da região central do município”, comentou o prefeito Júnior Franco.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Araras é modelo para outras cidades da região. Em 2018, representes da Prefeitura de Mogi Mirim visitaram a cidade para conhecer o sistema implantado.

Zona Azul de Araras

Comandada pela Digipare, no aplicativo para pagamento são aceitas todas as bandeiras de cartões de crédito e débito. Caso prefira, o motorista ainda pode emitir um boleto bancário. Para ter acesso às facilidades é preciso apenas cadastrar o CPF no sistema Digipare (seja pelo site www.digipare.com.br ou diretamente no app).

Para os motoristas que preferem pagar com dinheiro, a cidade de Araras já conta com mais de 60 postos de venda. É possível conferir os endereços no link https://www.digipare.com.br/Araras/Index.

Sem prazo de validade, os créditos adquiridos podem ser usados a qualquer momento nos municípios onde o sistema Digipare já está em funcionamento. Veja a lista emhttp://digipare.com.br/Home/Cidades.

Outra novidade foi à implantação da chamada Área Verde, que permite o estacionamento na vaga por até 4 horas (240 minutos). Nas demais vagas da Zona Azul o tempo máximo é de 2 horas (120 minutos).

Para a fiscalização de trânsito, é importante que o motorista sempre esteja atento à placa do veículo informada no ato da emissão do tíquete, seja pelos meios digitais ou nos postos de venda.

O aplicativo é o jeito mais fácil de pagar pelo serviço e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, e pode ser baixado diretamente na loja de download ou no site doDigipare.

Caso prefira, o motorista cadastrado no sistema Digipare pode ainda emitir o tíquete enviando um SMS ou pelo telefone 0800. É possível também cadastrar mais de um veículo no Digipare.

Em caso de dúvidas o motorista deve consultar o SAC da Digipare: 0800-941-3444. Digite a opção 0 para falar com um atendente. Ou pelo e-mail: contato@digipare.com.br.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu