Ruas são pintadas de azul para diminuir o calor e gerar economia de energia elétrica na cidade de Tietê/SP

Categorias Cidade, Notícias em

Secretaria do Meio Ambiente de Tietê afirma que o asfalto na cor azul deixa o ambiente com temperatura mais amena. Ideia é pintar ruas de outros bairros da cidade ainda este ano.

Com o verão, os termômetros estão passando dos 30°C com facilidade e, consequentemente, o consumo de energia elétrica acaba aumentando na tentativa de se refrescar. Foi pensando na sustentabilidade que as ruas de Tietê (SP) começaram a ser pintadas de azul.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, George Nicolosi, a ideia é que a cor no asfalto diminua a temperatura ambiente. Segundo o secretário, a cor azul reflete mais, o que favorece a redução da temperatura do piso.

“Consequentemente, você tem um ambiente com temperatura mais amena e vai demandar menos capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, por exemplo, e vai consumir menos energia. Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, afirma Nicolosi.

A pintura começou nas ruas do comércio, em frente da Secretaria de Meio Ambiente. O objetivo, de acordo com a prefeitura, é que o azul tome conta de outras vias, já que o resultado pode ser facilmente comprovado com um termômetro digital.

No asfalto, sem pintura, a temperatura chega a 54° C. Já na área com tinta cai para 47° C. A lata utilizada para fazer a pintura é de 18 litros e custou R$ 130.

Ainda segundo o secretário, não vai gerar grandes impactos financeiros para o município, já que a economia na conta de energia pode chegar a 10%.

“O Legislativo e o Executivo já tomaram conhecimento do material e confirmaram dar continuidade nisso. Porque é uma prática que melhora o conforto da comunidade”, afirma o secretário.

De acordo com o engenheiro agrônomo e professor de meteorologia Daniel Nassif, quanto mais próximo ao branco o ambiente fica menos aquecido.

“Quanto mais próximo do branco, menos aquecido o ambiente fica. Então, você tem essa relação de ganho de conforto técnico. É uma ideia interessante, usada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão”, diz.

“Aqui no Brasil a gente consegue enxergar construções novas com telhados mais claros e com cores mais claras para conforto térmico e custo de energia mais baixo para resfriamento do imóvel”, explica.

Você pode ler também!

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT Araras dia 13/12/2019

* INTERESSADOS NAS VAGAS COMPARECER PESSOALMENTE, EM UMA DAS UNIDADES DO PAT, INFORMANDO CÓDIGO DA VAGA.

Read More...

Briga de casal termina em prisão na cidade de Araras

Na manhã desta quinta-feira (12), os policiais militares soldado Morelli e soldado Müller, foram solicitados para

Read More...

Papai Noel atende crianças e adultos na Praça Barão até dia 22

Crianças e adultos podem visitar o Papai Noel, no coreto da Praça Barão de Araras, desta

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu