Secretaria de Educação realiza reunião de planejamento para 2019

Categoria Educação, Notícias Publicado em

Palestra abordou a importância de a escola trabalhar valores como bondade e empatia; no mesmo dia, equipes gestoras exploraram objetivos do SIAMA e compararam dados evolutivos

A Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (25), uma reunião de planejamento direcionado às equipes gestoras das unidades de ensino e representantes dos conselhos. O encontro, que aconteceu no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, teve como objetivo discutir metas e ações a serem realizadas durante 2019.

No período da manhã, houve uma palestra com o tema “Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções” e que foi ministrada pelo professor e escritor Celso Antunes.

A palestra explorou a nova pedagogia e mostrou, por meio de resultados concretos e realistas, como desenvolver virtudes e trabalhar valores na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

“Creio que a escola brasileira, quando confrontada com escola de países onde a qualidade da educação é incontestavelmente mais alta, é uma escola muito centrada no conteudismo, muito voltada para que o aluno aprenda os conteúdos curriculares. Não creio que isto seja desimportante, mas acho que a finalidade principal da escola é trabalhar também valores, bondade, dignidade e, sobretudo, a empatia. O tema da palestra buscou justamente abordar uma nova visão de escola, que não sepulta a antiga, mas que clama por outra, que caminhe nessa direção”, explicou o palestrante.

Após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas direcionadas ao palestrante e tirar dúvidas relacionadas a métodos de ensino.

Já no período da tarde, a secretaria de Educação, Mariana Mani Moura, foi quem presidiu a reunião estratégica com o tema “Gestão Escolar: intervenção e resultados no processo educacional”. Entre os assuntos em pauta, foram discutidos: objetivos do SIAMA (Sistema Integrado de Avaliação no Município de Araras); a transição e evolução de cada ano escolar nos últimos anos; expectativas para 2019 e resgate de expectativas de 2018; combate aos resultados considerados insatisfatórios entre outros.

“Temos muitos desafios na educação para 2019, entre eles, recuperar as expectativas de 2018, a fim de garantir que 2019 supere os últimos resultados. Essa reunião nos deu a importante oportunidade de confrontar dados evolutivos para, juntos, encontrarmos as respostas que precisamos para que os próximos passos sejam mais direcionados. Discutirmos propostas curriculares e a importância da parceria das equipes, também foi um ponto importante do encontro”, disse a secretaria.

O ano letivo de 2019 terá início em 4 de fevereiro com aproximadamente 12 mil alunos da rede municipal de ensino.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu