Secretaria de Educação realiza reunião de planejamento para 2019

Categorias Educação, Notícias em

Palestra abordou a importância de a escola trabalhar valores como bondade e empatia; no mesmo dia, equipes gestoras exploraram objetivos do SIAMA e compararam dados evolutivos

A Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta sexta-feira (25), uma reunião de planejamento direcionado às equipes gestoras das unidades de ensino e representantes dos conselhos. O encontro, que aconteceu no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, teve como objetivo discutir metas e ações a serem realizadas durante 2019.

No período da manhã, houve uma palestra com o tema “Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções” e que foi ministrada pelo professor e escritor Celso Antunes.

A palestra explorou a nova pedagogia e mostrou, por meio de resultados concretos e realistas, como desenvolver virtudes e trabalhar valores na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

“Creio que a escola brasileira, quando confrontada com escola de países onde a qualidade da educação é incontestavelmente mais alta, é uma escola muito centrada no conteudismo, muito voltada para que o aluno aprenda os conteúdos curriculares. Não creio que isto seja desimportante, mas acho que a finalidade principal da escola é trabalhar também valores, bondade, dignidade e, sobretudo, a empatia. O tema da palestra buscou justamente abordar uma nova visão de escola, que não sepulta a antiga, mas que clama por outra, que caminhe nessa direção”, explicou o palestrante.

Após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas direcionadas ao palestrante e tirar dúvidas relacionadas a métodos de ensino.

Já no período da tarde, a secretaria de Educação, Mariana Mani Moura, foi quem presidiu a reunião estratégica com o tema “Gestão Escolar: intervenção e resultados no processo educacional”. Entre os assuntos em pauta, foram discutidos: objetivos do SIAMA (Sistema Integrado de Avaliação no Município de Araras); a transição e evolução de cada ano escolar nos últimos anos; expectativas para 2019 e resgate de expectativas de 2018; combate aos resultados considerados insatisfatórios entre outros.

“Temos muitos desafios na educação para 2019, entre eles, recuperar as expectativas de 2018, a fim de garantir que 2019 supere os últimos resultados. Essa reunião nos deu a importante oportunidade de confrontar dados evolutivos para, juntos, encontrarmos as respostas que precisamos para que os próximos passos sejam mais direcionados. Discutirmos propostas curriculares e a importância da parceria das equipes, também foi um ponto importante do encontro”, disse a secretaria.

O ano letivo de 2019 terá início em 4 de fevereiro com aproximadamente 12 mil alunos da rede municipal de ensino.

Você pode ler também!

Prefeitura propõe mudança no regime de trabalho da GCM para reforçar rondas na cidade

A Prefeitura de Araras está empenhada em reforçar a segurança na cidade e valorizar ainda mais

Read More...

Novo Terminal Urbano da região leste recebe cobertura

O novo Terminal Urbano da região leste, que está sendo construído pela Prefeitura de Araras, já

Read More...

Projeto Ecobag: alunos arrecadaram mais de 6 toneladas de materiais reciclados

Alunos de cinco escolas da rede municipal arrecadaram, juntos, mais de seis toneladas de materiais recicláveis

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu

1
Olá! Fale com o portal Notícias de Araras pelo WhatsAPP Oficial. Clique no botão abaixo para abrir o aplicativo.
Powered by