Câmara de vereadores de Araras aprova a criação de Brigada Municipal de Incêndio

Categorias Câmara Municipal, Notícias

Foi aprovado por oito votos favoráveis e três contrários dos parlamentares, Carlos Alberto Jacovetti (REDE), Pedro Eliseu Sobrinho (DEM) e Cláudio de Souza (REDE), na última segunda-feira (18), durante a 3ª sessão camararia, o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que cria a Brigada de Incêndio do Município para atuar nas atividades de prevenção e combate a incêndio.

O projeto determina que a Brigada Municipal seja composta por voluntários, podendo ser servidores ou funcionários terceirizados de entidades ou empresas privadas, os quais deverão atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil nos trabalhos de busca, resgate, salvamento, primeiros socorros e encaminhamento para atendimento médico de urgência, sendo que a coordenação e a direção das ações serão de responsabilidade da corporação federal ou estadual.

Para desempenhar o exercício das atividades de brigadista municipal, o voluntário terá que ser aprovado em cursos de formação e de reciclagem periódica, conforme dispuserem as normas suplementares estaduais e municipais, cujas instruções serão ministradas por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, empresa ou entidade que possua homologação junto a esse órgão.

De acordo com o projeto aprovado, a atividade de brigadista voluntário municipal não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim e é considerada serviço público relevante, estabelecendo presunção de idoneidade moral, bem como preferência em igualdade de condições nas licitações e concursos públicos.

A brigada municipal poderá receber, para aplicação exclusiva na execução de suas atividades, além de recursos oriundos de dotações orçamentárias, também doações, legados, subsídios e subvenções públicas de qualquer esfera governamental, de entidades e empresas privadas.

O brigadista receberá do município equipamentos de proteção e uniforme especial com aprovação do Corpo de Bombeiros. “Em Araras, a Brigada de Incêndio Municipal auxiliará os bombeiros militares, principalmente no trabalho de combater incêndios na época de seca, período em que o município registra grande número de ocorrências de queimadas em matas, terrenos baldios e áreas de pastagem”, justifica a autora do projeto, a vereadora Deise Olimpio.

Para a lei entrar em vigor, depende agora da sanção do prefeito municipal, Rubens Franco Junior (DEM).  

Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA

Você pode ler também!

Temperatura deve despencar em Araras no próximo fim de semana, mostra previsão

Uma nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo entre quinta e sexta-feira desta

Read More...

Araras fecha Jori 2019 com cinco medalhas

Com um ouro, duas pratas e dois bronzes, equipe coordenado pela Secretaria Municipal ficou na 10ª

Read More...

Concurso Público: candidatos devem ficar atentos aos horários de fechamento dos portões

Provas acontecem neste domingo (26), no Unar e na Uniararas; na parte da manhã, os portões

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu