Saema está finalizando licitação para empresa avaliar e monitorar as represas de Araras

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Direção da autarquia garante que barragens estão sob controle

As represas utilizadas pelo Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) para captação de água estão num bom nível neste Verão, e os taludes de todas as barragens mostram segurança necessária. A afirmação é da direção do Saema, que divulgou também já estar trabalhando há meses para a implantação de um sistema de monitoramento mais detalhado.

 O Saema está concluindo os orçamentos prévios para a contratação de uma empresa que irá fazer uma avaliação mais precisa das quatro barragens que fazem parte do sistema de represa e captação de água: Represa Hermínio Ometto, Represa João Ometto Sobrinho (Água Boa), Represa Antônio Meneghetti (Tambory) e Represa Santa Lúcia. Esta última, apesar de ser de propriedade privada, faz parte do complexo de captação da Tambury.

O trabalho desta empresa a ser contratada será para o Saema ter em mãos um diagnóstico mais preciso dos taludes das barragens, além de possibilitar um monitoramento mais frequente. Esse estudo começou no final do ano passado e a licitação deverá ser aberta até o próximo mês. De qualquer forma, a direção do Saema garante que as represas estão sob controle.

Após o triste fato de semana passada em Brumadinho/MG, onde uma represa de lama se rompeu e causou uma tragédia imensurável, muito se especulou sobre as represas de água onde os municípios captam água para tratamento. O governo federal fez nesta semana uma recomendação às agências reguladoras para fiscalizar represas usadas para abastecimento de água ou geração de energia, pois são 3,3 mil barragens no país classificadas como de “risco alto” ou com “dano potencial associado alto”. Araras está fora de qualquer tipo de investigação porque suas barragens não fazem parte da relação das investigadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a ANA (Agência Nacional de Águas).

 

 

 

Você também pode ler:

Vendas da Huawei disparam na China enquanto Apple afunda

Além de retomar espaço perdido na China, a Huawei está cada vez mais próxima de ultrapassar a Apple no

Read More...

Moraes dá 5 dias para X explicar lives transmitidas por contas bloqueadas pelo STF

Moraes dá 5 dias para X explicar lives transmitidas por contas bloqueadas pelo STF O ministro Alexandre de Moraes, do

Read More...

NAF/FHO oferece plantão de dúvidas gratuito para orientação sobre a Declaração de Imposto de Renda

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Fundação Hermínio Ometto - FHO tem agenda aberta para atendimentos

Read More...

Mobile Sliding Menu