Poda irregular de árvores podem gerar multas e configurar crime ambiental

Categorias Notícias, Prefeitura de Araras

Para retirar qualquer espécie das calçadas ou de dentro de terrenos é preciso que haja uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente por meio do Ganha Tempo

A Prefeitura de Araras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura alerta a população ararense em relação à poda drástica e irregular de árvores que está acontecendo no município. Além de prejudicar a natureza, esse tipo de poda pode configurar crime ambiental. A multa é de R$ 265,00 por cada poda ou remoção – de acordo com o Código de Postura Municipal.

Em ação conjunta dos fiscais do Meio Ambiente e da Policia Ambiental, 80 notificações foram registradas e 15 autuações em Araras, só em 2019. Muitas das denúncias são feitas de forma anônima.

Se o munícipe achar necessário podar uma árvore, deve acionar a Prefeitura de Araras. Mais precisamente, o Ganha Tempo – que concentra os serviços da Administração Municipal. Ele está localizado à Rua Francisco Leite, 152, no Centro. Após isso, a Secretaria de Meio Ambiente fará uma vistoria técnica para averiguar se ela realmente necessita ser derrubada.

Vale ressaltar que a poda drástica de árvores localizadas no passeio público (na calçada, ou fora dos lotes), é crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) e a pessoa que infringir esta lei será notificada.

Plantio irregular de árvores pode causar transtorno

O artigo nº 35 da Lei Municipal nº 1.768 de 7 de agosto de 1.987 que institui o código de posturas da cidade é claro sobre a arborização no perímetro urbano do Município ser obrigada a obedecer alguns critérios. O que acontece, porém, é o plantio irregular de árvores em vários locais da cidade, que com o tempo, causa transtorno a todos.

De acordo com a Lei, nas Avenidas com canteiro central de largura inferior a 2 metros, é permitido somente o plantio de árvores de tipo colunar ou palmar de porte pequeno nas calçadas laterais. Também não é permitido o plantio de espécies cujas raízes venham a prejudicar as ruas, calçadas e rede hidráulica.

De acordo com Rodrigo Vieira, fiscal da Secretaria de Meio Ambiente, para realizar o plantio é necessário respeitar as regras e, para isso, os funcionários da Secretaria estão aptos a sanar as dúvidas. “Do mesmo jeito que tem muita gente que quer cortar, também tem quem queira plantar. Mas isso deve ser feito com muita responsabilidade e nós, no Meio Ambiente, damos dicas sobre o plantio. Além disso, nós temos um viveiro – e fornecemos a árvore adequada para ser plantada”, explicou ele.

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura atende pelo telefone: (19) 3547 – 6704 e está localizada à Rua Emílio Ferreira, 70, Vila Queiroz.

Você pode ler também!

IMPERDÍVEL! Stand-up “Nói que é pobre” chega em Araras

A Teatro GT traz para o interior do estado de São Paulo o stand-up do humorista

Read More...

Incêndio destrói cozinha de casa em Araras

Um incêndio destruiu a cozinha de uma casa na madrugada desta quarta-feira (17), em Araras (SP).

Read More...

Homem é preso suspeito de abusar da filha durante seis anos em Araras

Um homem foi preso nesta terça-feira (16) suspeito de abusar a filha, de 14 anos, em

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu