Permissão de uso será da empresa Bazaia Acrobat Team, que irá construir um galpão para manutenção de aviões de pequeno e médio porte e também criar escola de acrobacias e pilotagem
Buscando o desenvolvimento e novos investimentos para Aeroporto Municipal “Armando Américo Fachini”, a Prefeitura de Araras assinou uma concessão com a empresa do ramo aeronáutico Bazaia Acrobat Team – Demonstrações Aéreas e Manutenção de Aeronaves LTDA, que irá utilizar uma área de 1.260 m² do campo de aviação.
Segundo a concessão, estabelecida no Decreto Municipal Nº. 6.507, de 17 de abril de 2019, a Bazaia Acrobat Team irá montar um galpão no Aeroporto Municipal para manutenção de aviões de pequeno e médio porte, além da criação de uma escola de acrobacias e pilotagem na cidade. O prazo de início da construção do hangar é de 120 dias, com término das obras em 36 meses.
Essa permissão de uso à empresa Bazaia Acrobat Team faz parte do Programa Municipal de Incentivo e Gestão ao Desenvolvimento Empresarial Aeronáutico, conforme lei aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Junior Franco, neste mês de abril (Lei Municipal Nº. 5.180).
“A chegada da Bazaia Acrobat em nosso município é muito importante para o desenvolvimento do Aeroporto Municipal, que tem um grande potencial econômico. No projeto deles, há uma oficina de aviões e também uma escola de acrobacias. Essas atividades trazem desenvolvimento para a cidade, empregos a serem gerados. Temos certeza que, com a vinda desta empresa em Araras, outras virão. Vale lembrar que essa concessão não é do Aeroporto Municipal inteiro, mas de uma área escolhida pela empresa”, comentou o prefeito Junior Franco.
O dono da Bazaia Acrobat Team, Alberto Bazaia Junior, explicou o motivo da instalação da empresa em Araras. “O que nos atraiu a Araras foi o projeto da Prefeitura de ampliar e investir na área aeronáutica. A cidade, tendo um bom aeroporto, desenvolvido e bem classificado no Estado, outras empresas do ramo vão querer se instalar aqui, com certeza. Outros fatores que determinaram a nossa escolha foram a receptividade e seriedade do Poder Executivo e, além disso, Araras foi local onde meu filho Beto estreou na aviação acrobática. Juntamos o polo aeronáutico existente, com o carinho pelo município para investir aqui. A princípio, nossos planos são da oficina de manutenção e da escola de pilotagem e acrobacias”, explicou o empresário.
Segundo a direção da empresa, a previsão de construção do hangar, onde será a oficina de manutenção, terá início imediato. “O nosso intuito é começar as obras o quanto antes; no mais tardar daqui a uns 15 dias. Já temos o projeto e está tudo certo”, disse o Alberto Bazia Neto, também representante da Bazaia Acrobat Team.
Desenvolvimento do Aeroporto e novos empregos
Além do acordo com a Bazaia Acrobat Team, firmado na última terça-feira (23), no gabinete do prefeito, a Prefeitura vem estudando outras obras para o desenvolvimento do Aeroporto Municipal. “Recentemente, nós começamos a traçar os projetos para o local. Primeiramente, estamos vendo o balizamento, que corresponde na iluminação noturna da pista; a iniciativa de terminal de embarque de passageiros, entre outras obras, contatos com empresas para desenvolvimento do espaço e eventos aeronáuticos…”, explicou o secretário de Planejamento, Paulo Betolini.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Castro, com a chegada da Bazaia, outras empresas aparecerão. “A Prefeitura tem o objetivo de administrar o Aeroporto por meio das secretarias de Desenvolvimento e Planejamento. Com a chegada de empresas como a Bazaia, novos postos de trabalhos serão formados. O setor aeronáutico em nossa região é bem presente, devido a Academia da Força Área, localizada em Pirassununga. O Aeroporto de Araras tem potencial para crescer ainda mais com o suporte da Prefeitura e o investimento de empresas do ramo. Com todas essas situações apresentadas, o desenvolvimento do Aeroporto pode abranger até o turismo local”, reforçou Castro.
Outras informações sobre os projetos de desenvolver o Aeroporto Municipal “Armando Américo Fachini” podem ser obtidas pelos telefones (19) 3544-9400 (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) ou (19) 3547-3019 (Secretaria de Planejamento).