Serviço de mapeamento colaborativo de animais, por meio da tecnologia, foi apresentado por uma empresa do ramo, na última sexta-feira (29 de março), no CRAS Pró-Arara
Na última sexta-feira (29 de março), no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) Pró-Arara, veterinários, biólogos e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura participaram de uma palestra sobre CrowdPet (serviço de mapeamento colaborativo de animais). O assunto foi apresentado por uma empresa do ramo.
A ideia apresentada tem como objetivo constituir um banco de registro de animais, por meio de tecnologia (aplicativo), proporcionando o bem-estar dos bichos. O banco “populacional” envolve tanto animais domiciliados ou em situação de rua.
“Com esse serviço de registro, muitas situações podem ser concretizadas – como censo animal, dimensão de recursos para bem-estar, saúde, entre outras atividades. A intenção desta ferramenta é dar uma identidade para os animais, seja ele tendo dono ou não: todos terão nome, um número de registro único e identificação e locais onde moram. Além desta identidade, ficará mais fácil para detectar e responsabilizar maus-tratos. Os animais convivem em espaços sociais conosco e o primeiro passo é reconhecê-los como indivíduos. A inserção da palavra crowd, traz o aspecto de colaboração, onde muitas pessoas contribuem com dados para uma determinada solução”, explicou Fabio Piva, representante da empresa.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Cerri Junior, ressaltou o apoio da população neste futuro serviço. “A princípio, a ideia de plataforma foi repassada aos nossos servidores que trabalham na área de defesa animal. Com futura a concretização, também será apresentada a população como um todo, para que ela registre os seus animais. Eu acredito que em pouco tempo, a cidade de Araras vai poder ter um controle de cães e gatos, não só os domésticos, mas também, os errantes. Em Araras, o objetivo desta plataforma não é ficar nas mãos do governo, mas sim nas dos munícipes, para que eles se envolvam com a ferramenta”, ressaltou Cerri.
Outras informações sobre podem ser obtidas pelos telefones (19) 3547-8806 ou (19) 3547-8794.