3ª Feira de Ciências, Tecnologias e Invenções está aberta a visitação até 6 de junho

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

Evento, que acontece no Parque Ecológico e tem entrada franca, oferece ao visitante exposição sobre preservação e educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, sistema solar, entre outros assuntos

Com aproximadamente 40 estandes, a Prefeitura de Araras abriu na manhã desta quinta-feira (30) a 3ª Feira de Ciências Tecnologias e Invenções da cidade. O evento, que é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue nos dias 31, 3, 4, 5 e 6 de junho, das 8h às 17h, no Parque Ecológico. No dia 4, a feira acontece também no período noturno, das 18h30 às 21h30.

O prefeito Junior Franco esteve presente à abertura do evento, ao lado da primeira-dama e presidente do Fuss Daniela Franco, além da vice-presidente do órgão Ângela Denardi e dos secretários municipais Bruno Roza (Educação) e Beto Cabrini (Serviços Público).

“Quem está à frente do Executivo tem a obrigação de incentivar as crianças, o futuro do nosso Brasil. Andei pela feira e eles mesmos me explicaram os trabalhos, que foram realizados nas salas de aula junto dos professores. Por meio dessas ações, eles aprendem de um jeito diferente e fixam melhor os conceitos de ciências”, disse Franco.

Gratuitamente, a Feira oferece ao visitante exposições sobre preservação e educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável, sistema solar, entre outros assuntos.

“Nosso objetivo com este evento é despertar a curiosidade por meio da ciência. Temos um importante compromisso com a cidade de desenvolver essa questão no ambiente escolar. E mais, além da educação científica, também a tecnológica, a famosa 4.0. A nossa rede começa a avançar neste sentido e a Feira vem somar nesta questão”, disse o secretário de Educação Bruno Roza.

Durante a visitação, o público poderá participar de vários projetos como: Cápsula do Saber, Domo Ciência, Science Place Show e Ônibus Laboratório, além de uma apresentação no dia 4, às 20h do Grupo Ciência em Show (veja abaixo a programação completa da Feira).

Science Place

O espetáculo pensado a partir da dinâmica com experimentos interativos estimula a curiosidade e inicia o público no extraordinário mundo da ciência.  A peça é apresentada por professores licenciados que utilizam recursos cênicos para conduzir as crianças a conclusões de ordem científica e pode ser um excelente aliado do professor na contextualização das aulas de ciências.

O show terá 25 edições de 45 minutos cada. A peça terá experiências que deixam cabelos eletrizados por uma máquina eletrostática, vai explicar por que o avião voa e os segredos da fralda. A apresentação é elaborada pela equipe Ciência em Show para atender pequenas turmas com economia e qualidade e fundamenta-se na dissertação de mestrado de Gerson Julião, “Diálogos Científicos”, pelo Instituto de Física/USP, na qual ele aponta a importância da experimentação.

A apresentação também trabalha valores dos quatro pilares da educação da Unesco (aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser) e das habilidades socioemocionais.

Domo Ciência

O Projeto ‘Domo Ciência’ – um cinema 3D itinerante em 180 graus, em formato de uma cápsula – é idealizado e desenvolvido pela Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), situada em Brotas (SP), os filmes exibidos pelo Domo Ciência possuem conteúdo educacional, diversificado em todas as áreas do conhecimento e conformidade com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

O ‘Domo Ciência’ realizará apresentações interativas, lúdicas e promoverá a imersão do aluno no conteúdo, aumentando a compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, tais como Ciências, Biologia, Astronomia, Meio Ambiente, Geologia, de modo a atender praticamente toda a grade de alunos do ensino fundamental ao médio.

Além disso, o projeto desperta e estimula o interesse e o prazer pelo conhecimento científico. O Projeto vai proporcionar a observação de fenômenos naturais como se estivessem acontecendo em tempo real, tudo pelo sistema digital de imersão virtual.

Cápsulas do Saber

O projeto Cápsulas do Saber fará com que os estudantes sintam na pele os problemas causados pelos seres humanos ao meio ambiente, como poluição, queimadas, enfrentar a fúria de um furacão ou passar pelos desastres de uma enchente.

Quatro túneis infláveis serão instalados no local e cada um desenvolverá um tema diferente relacionado ao meio ambiente. O projeto consiste em levar à criança e à população em geral, em linguagem simples e lúdica, informações sobre como evitar grandes catástrofes ambientais e proteger o meio ambiente.

O foco principal do trabalho com as Cápsulas do Saber é promover mudanças comportamentais por meio da conscientização dos efeitos nocivos ao ser humano e ao planeta, causados pela perda da biodiversidade e também desenvolver iniciativas inovadoras e sustentáveis para benefício direto da coletividade por meio de atividades socioambientais.

Ciência em Show

O trio do Ciência em Show estará em Araras na terça-feira (4) para uma apresentação às 20h. Nela, os cientistas interagem com a plateia por meio de diversos experimentos ao vivo, demonstrados sobre várias áreas da ciência, da tecnologia e de artifícios sensoriais.

O projeto é conduzido há 19 anos pelos professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e pela pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston. Mais do que conectar o público com a ciência, o show é voltado para pessoas de todas as idades e estabelece um diálogo por meio de recursos cênicos e contextualização que conduz o espectador a questionamentos, formulação de hipóteses e conclusões de ordem científica.O projeto ganhou repercussão após ser exibido no NatGeo/BBC Earth, no SBT e na TV Cultura e também conta com iniciativas na internet, editoras, espaços
públicos e instituições de ensino.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu