Simulado encerra atividades de conscientização do Maio Amarelo

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Para finalizar as ações de conscientização da campanha Maio Amarelo, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), realizam nesta sexta-feira (31) simulado de atendimento a vítimas de acidente presas nas ferragens de um carro. A ação acontece a partir das 9h, na avenida Dona Renata, em frente ao Samu.

“Montaremos um cenário de colisão frontal de veículo com moto, com duas vítimas em estado grave e presas nas ferragens e duas vítimas apenas com ferimentos leves. Durante o simulado, montaremos uma força-tarefa que envolverá o Corpo de Bombeiros e o Samu para remover essas pessoas do carro. Haverá toda encenação do resgate, desde o acionamento até o transporte dessas pessoas”, explicou a enfermeira coordenadora do Samu de Araras, Marili Clélia Souza

A ação, que é aberta ao público, contará com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particulares.

“O objetivo do simulado é conscientizar as pessoas com relação à importância de sempre dirigir de maneira responsável e segura. Além disso, também traremos informações sobre como realizar um acionamento em caso de acidente ou emergência”, ressaltou Marili.

Durante todo mês de maio, diversas ações de conscientização com relação ao Maio Amarelo foram realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, Demutran, Meio Ambiente e Agricultura, e da Saúde, com pedágios, panfletagem, orientação dos motoristas, simulados e visitas ao Samu e Corpo de Bombeiros.

“O simulado encerra todo um mês de atividades de conscientização dos motoristas. Nossa luta é contra a violência no trânsito, por meio da prevenção de acidentes. Todos estão convidados a participar”, finalizou a coordenadora do Samu.

Trânsito

Durante o simulado, o trânsito na Avenida Dona Renata será interditado no trecho entre a Rua Campos Sales e a Avenida Padre Atílio, a partir das 8h.

Por esse motivo, os motoristas que necessitarem passar pelo local, no sentido Secretaria da Saúde/Câmara Municipal, devem utilizar a Rua Campos Sales até o cruzamento com a Monteiro Lobato, seguindo até o cruzamento com a Rua Rodrigues Alves ou acessar a Rua Campos Salles em direção ao cruzamento com a Prudente de Moraes.

Pedágios e visitas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), realizou pedágio em parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) na última sexta-feira (24), na Avenida Washington Luiz. Durante a ação, que teve início de manhã e seguiu também durante o período da tarde, os motoristas receberam panfletos com orientações sobre segurança no trânsito.

Agentes do Demutran também fizeram atividades junto a estudantes e professores da FHO na manhã da última terça-feira (28). O gcm Daniel Coimbra, que atua no Departamento, ministrou palestras no local. As ações contaram ainda com apresentação do coral da Unimid (Universidade da Melhor Idade).

Na terça, alunos da FHO também participaram de simulado de acidente organizado pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Durante a ação, os participantes puderam conhecer mais detalhes sobre o trabalho da instituição, além de orientações sobre como se comportar no trânsito, medidas de segurança e primeiros socorros.

Além disso, em mais uma atividade de conscientização do Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou pedágios com faixas em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de evitar o atropelamento de animais.

O Samu e o Corpo de Bombeiros abriram suas portas, durante toda essa semana (27, 28, 29 e 30), para o público visitar a rotina de trabalho dos profissionais do setor, incluindo alunos de escolas da cidade.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Você também pode ler:

Anuncie seu negócio no Portal Notícias de Araras e atraia mais clientes

Faça como diversos empresários de sucesso: divulgue sua empresa no Portal Notícias de Araras e venda mais! O Portal Notícias

Ler mais...

O Potencial Infinito da Energia Hidroelétrica: Renovável, Confiável e Sustentável

A energia hidroelétrica, gerada a partir da força das águas em movimento, representa uma das formas mais antigas e

Ler mais...

Combater o etarismo é uma tarefa de todos

      É um prazer ver a atriz Arlete Salles em cena. No papel das gêmeas Frida e Catarina, duas mulheres

Ler mais...

Mobile Sliding Menu