Câmara aprova a instituição do Abril Marrom, mês dedicado à prevenção e ao combate a cegueira em Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (27), durante a 17ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de Araras, o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrohel (PTB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araras o ‘Abril Marrom’, mês dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.

De acordo com o texto do projeto, o objetivo é divulgar as doenças oculares mais comuns que levam a cegueira, estimular a população a adotar as precauções necessárias para a redução do índice dessas doenças, incentivar a sociedade ararense para que se preocupem com a saúde ocular e conscientizar a população do município sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.

Segundo a lei, fica o Poder Público Municipal, por meio, da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com outras Secretarias, autorizado a promover eventos de caráter educativo e preventivo relacionados as doenças que podem levar a cegueira, esclarecendo à comunidade sobre a importância e a necessidade dos exames periódicos preventivos, a realização de campanhas educativas, palestras, exames e seminários sobre o tema.

A vereadora Regina Corrochel, proponente do projeto, explica a importância de se dedicar à prevenção e ao combate à cegueira. “É fundamental dedicarmos um mês inteiro à prevenção da cegueira porque ela pode ser evitada em muitos casos nos quais é causada por patologias que podem ser tratadas, como por exemplo, a glaucoma, a retinopatia diabética e a toxoplasmose ocular”, explica.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há cerca de 530 mil pessoas cegas, cerca de 6,06 milhões de pessoas com baixa visão e aproximadamente 29 milhões de pessoas no Brasil.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu