Câmara aprova a instituição do Abril Marrom, mês dedicado à prevenção e ao combate a cegueira em Araras

Categorias Câmara Municipal, Notícias em

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (27), durante a 17ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de Araras, o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrohel (PTB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araras o ‘Abril Marrom’, mês dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.

De acordo com o texto do projeto, o objetivo é divulgar as doenças oculares mais comuns que levam a cegueira, estimular a população a adotar as precauções necessárias para a redução do índice dessas doenças, incentivar a sociedade ararense para que se preocupem com a saúde ocular e conscientizar a população do município sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.

Segundo a lei, fica o Poder Público Municipal, por meio, da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com outras Secretarias, autorizado a promover eventos de caráter educativo e preventivo relacionados as doenças que podem levar a cegueira, esclarecendo à comunidade sobre a importância e a necessidade dos exames periódicos preventivos, a realização de campanhas educativas, palestras, exames e seminários sobre o tema.

A vereadora Regina Corrochel, proponente do projeto, explica a importância de se dedicar à prevenção e ao combate à cegueira. “É fundamental dedicarmos um mês inteiro à prevenção da cegueira porque ela pode ser evitada em muitos casos nos quais é causada por patologias que podem ser tratadas, como por exemplo, a glaucoma, a retinopatia diabética e a toxoplasmose ocular”, explica.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há cerca de 530 mil pessoas cegas, cerca de 6,06 milhões de pessoas com baixa visão e aproximadamente 29 milhões de pessoas no Brasil.

Você pode ler também!

Prefeitura adequa decreto municipal e divulga novas regras para retomada econômica a partir do dia 1°

Comércio varejista, concessionárias e escritórios poderão funcionar das 10h às 14h; atendimento presencial continua proibido em academias de ginástica,

Read More...

Comércio de Araras reabre dia 1º de junho, diz ACIA em comunicado

A ACIA desenvolveu a Campanha “Somos Araras, Compre Aqui!” para a retomada do comércio e de incentivo à população

Read More...

Câmara aprova dispensa de apreciação e votação de requerimentos direcionados ao prefeito municipal

Na 16ª sessão ordinária realizada na última terça-feira (26), os vereadores aprovaram por 10 votos favoráveis e um contrário

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu