Câmara aprova a instituição do Abril Marrom, mês dedicado à prevenção e ao combate a cegueira em Araras

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (27), durante a 17ª sessão ordinária, na Câmara Municipal de Araras, o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrohel (PTB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araras o ‘Abril Marrom’, mês dedicado à prevenção e ao combate à cegueira.

De acordo com o texto do projeto, o objetivo é divulgar as doenças oculares mais comuns que levam a cegueira, estimular a população a adotar as precauções necessárias para a redução do índice dessas doenças, incentivar a sociedade ararense para que se preocupem com a saúde ocular e conscientizar a população do município sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar a cegueira.

Segundo a lei, fica o Poder Público Municipal, por meio, da Secretaria Municipal de Saúde em parceira com outras Secretarias, autorizado a promover eventos de caráter educativo e preventivo relacionados as doenças que podem levar a cegueira, esclarecendo à comunidade sobre a importância e a necessidade dos exames periódicos preventivos, a realização de campanhas educativas, palestras, exames e seminários sobre o tema.

A vereadora Regina Corrochel, proponente do projeto, explica a importância de se dedicar à prevenção e ao combate à cegueira. “É fundamental dedicarmos um mês inteiro à prevenção da cegueira porque ela pode ser evitada em muitos casos nos quais é causada por patologias que podem ser tratadas, como por exemplo, a glaucoma, a retinopatia diabética e a toxoplasmose ocular”, explica.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há cerca de 530 mil pessoas cegas, cerca de 6,06 milhões de pessoas com baixa visão e aproximadamente 29 milhões de pessoas no Brasil.

Você também pode ler:

Evento marca 100 dias de governo nesta sexta-feira (11)

A Prefeitura de Araras realiza na próxima sexta-feira (11), na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, um evento que

Ler mais...

Prefeitura recorre de decisão que suspendeu Prêmio de Assiduidade dos servidores

A Prefeitura de Araras recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de recurso extraordinário, da decisão judicial do

Ler mais...

Processo seletivo: habilitados nos cargos de monitor educacional e servente são convocados

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Administração, informa que os candidatos habilitados aos cargos de monitor educacional

Ler mais...

Mobile Sliding Menu