Maio Amarelo tem atividades de conscientização e simulado de emergência esta semana

Categorias Notícias, Trânsito On

Simulado acontece nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, em frente à base do Samu

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está de portas abertas para o público visitar a rotina de trabalho dos profissionais do setor, incluindo alunos de escolas da cidade. As visitas, que podem ser agendadas diretamente no local, das 9h às 16h, seguem até quinta-feira (30).

“Durante esta semana, em virtude do Maio Amarelo, estamos realizando ações de conscientização para prevenção de acidentes de trânsito. Durante as visitas, os participantes recebem orientações sobre como se comportar no trânsito, medidas de segurança e primeiros socorros. Além disso, também detalhamos o trabalho que é realizado pelas equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros”, explicou a enfermeira do Samu Patrícia Luciana Squissato. 

Na manhã desta terça-feira, alunos do sétimo ano da escola Antônia Marques Dahmen visitaram o Samu e Corpo de Bombeiros, e conheceram mais sobre a rotina de trabalho dos locais, equipamentos utilizados, atividades de conscientização e orientações sobre situações de emergência, além de receberem informações sobre como chamar o Samu e o que fazer até o atendimento chegar ao local, quais informações devem ser passadas em caso de emergência e também sobre o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros.

“Maio é mês de conscientização com relação à segurança no trânsito. Trouxemos os alunos aqui para, desde cedo, mostrar como é importante obedecer às regras para motoristas e pedestres, mas também ensiná-los sobre como agir em casos de acidentes. A conscientização é a melhor prevenção”, declarou a professora Denise Mariana Cardoso.

Simulado

Para finalizar a campanha de conscientização do Maio Amarelo, na sexta-feira (31), haverá um simulado de atendimento de vítimas de acidente presa às ferragens de um carro, a partir das 9h, em frente ao Samu e ao Corpo de Bombeiros. 

“Ficamos muito felizes em fortalecer essa parceria entre Samu e Corpo de Bombeiros. Essa é uma ideia que já existe desde 1998 e tem como principal objetivo a prestação de serviços que seja da melhor qualidade. Durante o Maio Amarelo, queremos mostrar que, apesar do Samu e Bombeiros serem instituições diferentes, têm o mesmo fim, que é atender a população e principalmente realizar a conscientização desses jovens. Ao assimilar informações tão importantes, eles também acabam convencendo os pais”, ressaltou o sargento do Corpo de Bombeiros Claudemir Franzin.

Ações educativas

Durante todo mês de maio, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), também está realizando atividades educativas relacionadas à campanha Maio Amarelo – entre elas, panfletagem e orientações aos motoristas e pedestres.

Prevenção de atropelamento de animais

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também reforça durante o mês de maio atividades de conscientização junto aos motoristas com o objetivo de evitar o atropelamento de animais, com mobilizações que incluem ações educativas, além da colocação de faixas em lugares estratégicos da cidade.

Além disso, uma edição extra da Feira de Adoção e Guarda Responsável de cães e gatos também foi realizada no último dia 22, durante a Feira do Agricultor, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto.

“O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para os altos índices de atropelamentos e mortes de animais no trânsito, fazendo com que os motoristas se conscientizem e tenham mais cuidado na hora de dirigir”, ressaltou Marcela Gambarotto Teixeira, diretora de divisão de Saneamento Ambiental e Educação Ecológica.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Você pode ler também!

Farmacêutico Gilberto Rodrigues receberá a cidadania ararense em sessão solene na Câmara Municipal

A autoria da homenagem é do Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto

Read More...

Câmara de vereadores de Araras aprova desafetação de área no Jardim Cândida

Os parlamentares aprovaram na última segunda-feira (19), durante a 29ª sessão ordinária, o projeto de Lei

Read More...

Calendário Oficial de Eventos de Araras terá a Semana do Capoeirista e o Dia Municipal da Capoeira

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (19), durante a 29ª sessão ordinária, o projeto de lei

Read More...

Poste o seu comentário::

Seu E-mail não será publicado.

Mobile Sliding Menu